Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

PÓS-GRADUAÇÃO | ESMAM terá programa para mestrado e doutorado

O objetivo é propiciar aos profissionais que atuam no judiciário desenvolvimento técnico e acadêmico, além de condições para pesquisa científica

20
MAR
2019

13:08

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) está trabalhando na estruturação de um programa institucional próprio de Pós-Graduação e Pesquisa (PPGP). Em fase de implantação, a iniciativa tem o objetivo de propiciar aos profissionais que atuam no judiciário maranhense desenvolvimento técnico e acadêmico, além de condições para a pesquisa científica.

De acordo com o projeto, o programa terá caráter permanente e consistirá na promoção de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), em cooperação com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior ou próprios (formulados, certificados e implementados pela própria ESMAM).

O diretor da instituição, desembargador Froz Sobrinho, explica que, para dar suporte às atividades formativas, serão criados um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), bem como núcleos, grupos e projetos, com a participação dos magistrados e demais servidores. “Queremos formar, no âmbito do Judiciário, capacidades técnico-científicas e redes de trocas de saberes que se aprofundem e se ampliem continuamente.

Froz Sobrinho adianta que a ESMAM buscará contar, preferencialmente, com a participação daqueles que fazem parte do quadro funcional do TJMA e que tenham concluído curso de mestrado ou doutorado para, oportunamente, atuarem como pesquisadores e/ou docentes do PPGP.

“Nesse sentido, é importante que aqueles que obtiveram suas titulações em instituições estrangeiras possam revalidar ou reconhecer os seus diplomas no Brasil, caso tenham interesse”, orienta.

SAIBA COMO REVALIDAR OU RECONHECER OS SEUS DIPLOMAS NO BRASIL

A equipe que coordena o programa de pós-graduação e pesquisa da ESMAM está à disposição dos interessados, para esclarecimentos sobre os processos de revalidação e reconhecimento de diplomas, bem como informar sobre os procedimentos necessários à submissão de solicitações, as instituições de ensino e respectivos cursos, dentre outras informações relevantes. 


Comunicação ESMAM
(esmamsecretaria@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231  

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2