Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

INSCRIÇÕES | Curso de formação de conciliadores e mediadores judiciais. Turmas em Timon e São Luís

23
NOV
2018

16:51

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, nos dias 26 e 27 de novembro, pelo Sistema Tutor, as inscrições para as últimas turmas do curso de Capacitação em Conciliação e Mediação Judicial, com aulas na sede da instituição, em São Luís (3 a 7 de dezembro) e na comarca de Timon (10 a 14 de dezembro), das 9h às 12h e 14h às 17h.

Serão ofertadas 16 vagas para servidores do Judiciário em Timon e 24 para São Luís - sendo 14 para servidores e 10 para acadêmicos das faculdades parceiras do NUPEMEC.

O curso, composto de dois módulos, será ministrado pelos conciliadores e mediadores judiciais Davinson Alves Filho, Jucineia da Silva Moreira, Ivane Rodrigues Pinto e Vail Altarugio Filho.

O primeiro módulo (teórico) terá duração de 40 horas. O estágio supervisionado obrigatório, com 60 horas-aulas, acontecerá nos centros judiciários de solução de conflitos posteriormente e cumprido sob termo de compromisso e adesão. 

Ao concluir a formação, o candidato deverá atuar, por 12 meses, como mediador/conciliador voluntário no Tribunal de Justiça, sendo considerado para computo desse período o tempo de estágio realizado.

CONTEÚDO - Além dos aspectos técnicos relativos à formação de conciliadores, o curso tem como objetivo caracterizar a postura do ser humano frente ao conflito e as diversas abordagens de sua resolução, identificando os efeitos da atuação facilitadora na produção de resultados satisfatórios para as partes em conflito.

Os candidatos também serão treinados para identificar o conceito, os elementos e o escopo do processo de mediação; os indicadores de qualidade que mensurarão o grau de sucesso da mediação e guiarão o processo de certificação dos mediadores; e a mediação como componente da política pública do Poder Judiciário para a disseminação de uma cultura de paz.

De acordo com a proposta formativa, os participantes também aplicarão as 12 ferramentas utilizadas pelo mediador para estimular as partes a identificarem possíveis soluções para o conflito: sessões privadas, afago, recontextualização, validação de sentimentos, audição de propostas implícitas, silêncio, inversão de papéis, geração de opções, normalização, organização de questões e interesses, enfoque prospectivo e teste de realidade.

Desde dezembro de 2017, a escola judicial maranhense recebeu parecer favorável da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para a realização, por prazo indeterminado, de cursos de formação de mediadores judiciais com certificação nos moldes da escola nacional.

SERVIÇO
Capacitação de conciliadores e mediadores judiciais
Data de inscrição: 26 e 27 de novembro (pelo sistema Tutor-Esmam)
Carga horária: 40 horas (teoria) 60 horas (prática)
Data de realização: em São Luís (3 a 7 de dezembro) e na comarca de Timon (10 a 14 de dezembro).
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Facilitadores: Conciliadores e mediadores judiciais, Davinson Alves Filho, Jucineia da Silva Moreira, Ivane Rodrigues Pinto e Vail Altarugio Filho.

Comunicação Social do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3235-3231 (ESMAM)
 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2