Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Desembargador Paulo Velten, Rosseline Privado e Gabriella Caminha assinaram o termo de cooperação

Desembargador Paulo Velten, Rosseline Privado e Gabriella Caminha assinaram o termo de cooperação

PARCERIA | ESMAM e ARPEN firmam convênio de cooperação técnica

A escola do Judiciário estadual mantém parceria com outras 17 instituições

01
NOV
2018

08:11

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-MA) firmaram parceria para a realização de atividades de aperfeiçoamento profissional de seus integrantes, visando o desenvolvimento das finalidades de ambas as instituições.

O termo de cooperação técnica, científica, educacional e cultural foi assinado nesta terça-feira (30), pelo diretor da escola judicial, desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira; a vice-presidente da ARPEN, Rosseline Privado Rodrigues; e a diretora social, Gabriella Dias Caminha de Andrade.

Na prática, o intercâmbio permite a realização de cursos, estudos e atividades culturais em áreas de interesse comum, com a reserva de vagas aos cooperados, de acordo com a disponibilidade dos organizadores.

INTEGRAÇÃO - O desembargador Paulo Vleten, ressaltou a importância da integração entre carreiras jurídicas na oferta de capacitação como forma de promover a interdisciplinaridade e enriquecer o debate dos temas relacionados ao direito.

Ambas as instituições assumiram reciprocamente o compromisso de atuar de maneira articulada e em parceria, propiciando as condições necessárias à realização dos cursos oferecidos.

A parceria não prevê repasse financeiro entre os cooperados, devendo cada um arcar com os custos advindos das obrigações assumidas.

COOPERAÇÃO - Atualmente, 17 convênios e acordos de cooperação técnica estão em vigência e beneficiam magistrados e servidores do Poder Judiciário e outras entidades com ações na área de formação profissional, pesquisa e ensino.

Entre os convênios mantidos, destacam-se os celebrados com as escolas da magistratura e judiciais de São Paulo, Rio de Janeiro (EMERJ), Piauí (ESMEPI e EJUD) e Amapá, além da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MA.

Outros parceiros são o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Centro de Estudos Constitucionais e de Gestão Pública (CECGP), Universidade Portucalense (Portugal) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A ESMAM també contribui para o aperfeiçoamento técnico do corpo funcional do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA),  Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e Procuradoria Geral da República.

Comunicação Social do TJMA

(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 = ESMAM

 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2