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ATENDIMENTO | Servidores de ouvidorias públicas participam de curso sobre solução de conflitos

10
OUT
2018

12:27

Servidores da Ouvidoria do Poder Judiciário do Maranhão e de outros órgãos públicos participam, nesta quarta-feira (10), do curso Comunicação Não-Violenta e Solução de Conflitos, promovido pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM). 

O objetivo é apresentar aos servidores formas de utilização das técnicas de comunicação não-violenta nas relações cotidianas das ouvidorias, incentivando uma postura empática, solidária e humana, a partir da compreensão dos mecanismos de solução de conflitos. Com duração de 16 horas, a capacitação teve início na terça-feira (9).

Além do formador Wellinton Resende Silva, o curso contou com a instrutoria dos professores Maria Isalete dos Santos Barreto e Washington Souza Coelho, ambos servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com certificação pelo Conselho Nacional de Justiça na formação de conciliadores e mediadores.

Isalete Santos explicou que as técnicas comunicacionais não violentas são amplamente utilizada nos processos de mediação e conciliação judicial, auxiliando na convivência diária entre pessoas e grupos. “No curso, os participantes têm acesso a um novo modelo de comunicação pacífica, cooperativa, solidária e empática, com o propósito de promover um atendimento mais efetivo ao cidadão”, concluiu.

Entre os temas abordados estão: Os princípios da comunicação não-violenta, Teoria do Conflito – noções introdutórias e os mecanismos de solução de conflitos, Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCs), O papel do mediador e conciliador e sua relação com os envolvidos e Práticas de Atendimento ao Cidadão.

Comunicação Social do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3235-3231 (ESMAM)


 

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