Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

ESTUDOS | Nova publicação digital da ESMAM será lançada, nesta sexta (10)

Edição eletrônica estará disponível gratuitamente no site da editora

06
AGO
2018

08:25

A editora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - Edições ESMAM - lança oficialmente, nesta sexta-feira (10), às 10 horas, no auditório do Fórum de São Luís (Calhau), o livro “Estudos jurídicos: temas, julgados e discussões”.

A apresentação da obra será feita durante palestra da ministra Maria Theresa de Assis Moura (STJ), que abordará sobre o tema “Execução Penal: direitos humanos e jurisprudência”. O evento é aberto ao público.

ESTUDOS JURÍDICOS - A publicação, disponível gratuitamente também no formato eletrônico, reúne produção de autores locais e nacionais - artigos, entrevista, palestra, doutrinas, sentenças, decisões e acórdãos - distribuída em 168 páginas.

São nove artigos científicos e 12 julgados (acórdãos, sentenças e decisões). Além do material jurídico, temas atuais e relevantes são ressaltados em entrevista, palestra e artigo jornalístico, que conferem tom interdisciplinar à obra.

Os efeitos do crime organizado no Brasil são analisados em entrevista exclusiva do jurista Guilherme Nucci, concedida à jornalista Irma Helenn Cabral. Artigo do jornalista Antonio Carlos de Oliveira (assessor-chefe de Comunicação do TJMA) discute sobre o papel do Amigo da Corte. A edição reproduz ainda palestra da ministra do STJ Nancy Andrighi acerca da Teoria e Prática da Decisão Judicial, proferida na ESMAM.

DEBATE - Para o desembargador Paulo Velten, a obra é mais uma oportunidade aberta pela escola para o debate com a comunidade jurídica, a partir da publicação de artigos e decisões judiciais, fruto da contribuição de magistrados, servidores e colaboradores externos.

“A publicação do pensamento jurídico de integrantes do Sistema de Justiça sobre variados temas de interesse público municia a comunidade forense, sobretudo a local, com ferramentas adicionais para a construção de uma consciência crítica e para o exercício mais apurado das mais diversas atividades profissionais ligadas ao Direito”, avalia.

SELO - As publicações com o selo Edições ESMAM – integram catálogo com 24 obras jurídicas de renomados autores que tratam de assuntos de grande relevância no cenário jurídico estadual e nacional.

Concedido e registrado pela Agência Brasileira do ISBN há 10 anos, o prefixo editorial da ESMAM detém a devida legalidade para publicar livros no mercado nacional. Novos projetos estão em pauta para 2018, contemplando a divulgação da produção intelectual de magistrados e servidores do Poder Judiciário, estudiosos do Direito e áreas afins.

Nos últimos dois anos, a escola judicial vem investindo em edições eletrônicas, inovando e ampliando o acesso do público às obras e periódicos do seu catálogo.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 (ESMAM) 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2