Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

MAIS VAGAS | Cursos a distância ampliam a oferta de formação da ESMAM. Veja as opções e Inscreva-se!

O calendário de atividades oferece mais 17 opções de cursos em 2018

15
MAI
2018

12:58

Nos meses de março e abril, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abriu 750 novas vagas para magistrados e servidores em cursos de formação na modalidade “a distância”. O número corresponde a mais que o dobro da oferta de todo o ano de 2017, quando a escola disponibilizou 360 vagas.

As inscrições foram distribuídas em 10 novas capacitações, sendo quatro no formato autoinstrucional, com vídeos tutoriais produzidos pelo Núcleo de EAD, para os cursos do editor de textos Libre Office (1) e treinamento do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões-BNMP-2.0 (3), que atenderam 570 usuários, com 70% de aproveitamento.

Além dos treinamentos autoinstrucionais, nos dois primeiros meses de aula, seis salas virtuais de aprendizagem foram criadas para os cursos de Formação de Tutores no Contexto da Magistratura, Lei Maria da Penha – Questões Controvertidas, Gestão de Pessoas e Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes. Outros 17 estão programados para este ano.

VEJA OS CURSOS EAD DISPONÍVEIS EM 2018

SEM DISTÂNCIA - Ao avaliar os resultados, o diretor da escola, desembargador Paulo Velten Pereira, disse que a escola judicial está aprimorando as atividades do Núcleo de EAD para oferecer formação de qualidade a um número cada vez maior de magistrados e servidores. “Além da economia de recursos, as ferramentas tecnológicas superam as limitações de tempo e distância, proporcionando maior acesso aos serviços da ESMAM”, observa.

Para o juiz Anderson Sobral, da 2ª Vara da Comarca de Caxias, que atua como formador, a educação a distância promove uma revolução na aprendizagem. “Permite levar o ensino aos lugares mais distantes, abrindo oportunidades e ampliando a produtividade, principalmente para tribunais como o do Maranhão, que tem grande abrangência territorial”, complementa.

O servidor José Durval Albuquerque Junior, que participou do curso autoinstrucional do BNMP 2.0, aprovou a ideia e disse que os tutoriais são mais uma forma eficiente de manter o servidor sempre atualizados. 

DIRETRIZES - Na ESMAM, o ensino a distância segue as diretrizes estabelecidas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (ENFAM). A avaliação leva em conta o acompanhamento do desempenho do aluno (através das atividades avaliativas nos fóruns de discussão formativa e dos relatórios de participação) e de trabalho de conclusão de curso (estudo de caso).

Matriculados em salas de ensino virtual, acessíveis também em dispositivos móveis, os participantes têm a oportunidade de planejar os seus horários de estudo, utilizando diferentes materiais e ferramentas tecnológicas próprias de um ambiente de aprendizagem à distância.

Dinâmica e intuitiva, a plataforma Moodle é gerenciada por profissionais especializados na área. Lá estão disponíveis artigos, textos- base, cópias de julgados, entrevistas e notícias, entre outros materiais de apoio, que aprimoram o ensino e a aprendizagem do público inscrito.

ACESSO - No ambiente virtual, servidores e magistrados cadastrados também têm acesso a vídeos de entrevistas, cursos, seminários e eventos realizados recentemente pela ENFAM e ESMAM, que funcionam como suporte formativo aberto aos interessados.

O acesso é simples. Para quem já participou de cursos a distância pela ESMAM, basta utilizar o usuário (matrícula) e senha e acessar o conteúdo. O cadastro pode ser feito com solicitação pelo e-mail ead_esmam@tjma.jus.br.

Assessoria de Comunicação do TJMA
(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231  

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2