Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

INSCREVA-SE! | Novas opções de cursos para servidores em maio e junho

Destaque para os cursos ofertados pela plataforma EAD-ESMAM

08
MAI
2018

10:20

A Divisão de Treinamento e Avaliação da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (DTA-ESMAM) selecionou novas opções de cursos para servidores com inscrições abertas neste mês. As aulas serão ofertadas em maio e junho. Planeje sua formação e aprimore o seu desenvolvimento profissional.

Serão ofertadas mais de 500 vagas, distribuídas nos cursos: Governança e Gestão, Introdução à Comunicação não Violenta, Oratória, Processo Judicial Eletrônico (PJE), Rádio Web, Português e Redação Oficial (São João dos Patos), Atendimento ao Público (Caxias), Princípios do Novo CPC (Imperatriz), Psicanálise e Prestação Jurisdicional nas Varas de Família (Imperatriz), Segurança Pessoal no Cumprimento de Mandados; além de Atualização em Direito Processual Penal, Registros Imobiliários e Direito Constitucional, que serão ofertadas na modalidade “à distância”, pela plataforma EAD-ESMAM.

Turmas específicas (fechadas) foram organziadas para os cursos de Processo Judicial Eletrônico (PJE), Segurança Pessoal no Cumprimento de Mandados e Comunicação em Rádio Web.

AVISO! Em caso de atraso, o prazo de tolerância estabelecido para ingressar nas aulas de qualquer capacitação é de 15 minutos, podendo se estender por mais 15, conforme regulamenta a Resolução 29/2010. Após esse período, a liberação da batida só será reconsiderada com justificativa formal, a ser analisada pela diretoria.

Conforme a Instrução Normativa nº 4/2016, a inassiduidade ou desistência injustificadas em atividades de capacitação impossibilitam a participação em novos eventos pelo prazo de seis meses, a contar da data do término do treinamento que deu causa ao fato.

VEJA O CALENDÁRIO COMPLETO DE CURSOS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA

PARA SE INSCREVER, ACESSE O SISTEMA TUTOR.


Confira, abaixo, os detalhes dos cursos e escolha o que melhor se adapta à sua área de atuação.

INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Amplamente utilizada nos processos de mediação e conciliação judicial, as técnicas comunicacionais não violentas auxiliam na convivência diária entre pessoas e grupos. Nesta formação, os participantes terão acesso a um novo modelo de comunicação pacífica, cooperativa, solidária e empática, com o propósito da pacificação social.

INSCRIÇÕES: 7 a 11 de maio

REALIZAÇÃO: 22 e 23 de maio

DURAÇÃO: 20 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: ESMAM (Rua Búzios s/n – Calhau) – 9h às 12h20 e 14h às 19h.

VAGAS: 30

FORMADORES: Maria Isalete dos Santos Barreto. Servidora do TJMA, graduada em Direito, com pós-graduação em Direito Processual e Gestão Pública, licenciada em Letras. Certificada no Curso de Instrutores de Conciliadores e Mediadores pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Instrutora autorizada pelo CNJ para ministrar os cursos de formação de conciliadores e mediadores no MA.

Washington Souza Coelho. Mestrando em Direito, graduado em Direito e Turismo; Licenciado em História, com pós-graduação em Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Instrutor autorizado pelo CNJ para ministrar os cursos de formação de conciliadores e mediadores no MA.


PRINCÍPIOS DO NOVO CPC (IMPERATRIZ)

Celeridade, cooperação, economia processual, efetividade, formalismo valorativo, contraditório expandido são palavras-chave neste curso que será ofertado para magistrados e servidores do polo judicial de Imperatriz. O objetivo é discutir as técnicas processuais previstas no novo Código de Processo Civil, esclarecendo as suas diferenças em relação às regras do sistema anterior.

INSCRIÇÕES: 14 a 18 de maio

REALIZAÇÃO: 07 e 08 de junho

DURAÇÃO: 16 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: Fórum da Comarca de Imperatriz - 9h às 12h30 e 14h00 às 19h

VAGAS: 50 - 20 magistrados e 30 servidores

FORMADOR: Omar Chamon é juiz federal, mestre em Direito pela PUC/SP e autor de diversas obras jurídicas.

 

PORTUGUÊS E REDAÇÃO OFICIAL (SÃO JOÃO DOS PATOS)

A proposta desta formação é atualizar os servidores do Poder Judiciário do Maranhão sobre aspectos linguísticos relevantes e necessários ao bom domínio da modalidade padrão da língua portuguesa. A temática inclui o novo acordo ortográfico, redação oficial e padronização de documentos no Judiciário maranhense.

INSCRIÇÕES: 14 a 18 de maio

REALIZAÇÃO: 28 de maio

DURAÇÃO: 10 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: Fórum de São João dos Patos – 8h às 12h10 – 14h às 18h10

VAGAS: 40

FORMADOR: Fábio de Oliveira Sousa. Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFRN/UESPI), licenciado em Letras e bacharel em Direito (UFPI), especialista em Literatura Infanto Juvenil (UEMA), professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa (SEDUC/MA), analista Judiciário do TJMA.

 

COMUNICAÇÃO PRÁTICA - DESENVOLVENDO SUA PERFORMANCE COMO COMUNICADOR

O curso tem como objetivo desenvolver nso participantes uma melhor performance como comunicador, ressaltando habilidades próprias de comunicação. São utilizadas técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), com exercícios e ferramentas práticas que possibilitarão ao participante maior domínio das estratégias de comunicação no gerenciamento de reuniões, apresentações, palestras e outras situações profissionais.

INSCRIÇÕES: 14 a 18 de maio

REALIZAÇÃO: 28 e 29 de maio

DURAÇÃO: 20 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: ESMAM (Rua Búzios s/n – Calhau) – 9h às 12:20 e 14h às 19h.

VAGAS: 30

FORMADORA: Tereza Cristina Sousa Gomes - Administradora, MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Estratégia pela FGV. Analista D.I.S.C/CIS (Perfil Comportamental), Master Coach, Trainer e Master Practitioner em Programação Neurolinguística. Atuou como Consultora Sebrae-MA no Maranhão e em Minas Gerais, formada em Jogos de Empresa, facilitadora de treinamentos Outdoor em equipes de alta performance.

 

GOVERNANÇA E GESTÃO DAS COMPRAS NO PODER PÚBLICO

Nesta capacitação inovadora, servidores do Judiciário terão acesso a informações atualizadas e contextualizadas sobre governança no setor público e sua relação com as compras sustentáveis, além da verificação de práticas bem-sucedidas e os desafios desse cenário. Fazem parte do conteúdo temas, tais como: política nacional de resíduos sólidos e a logística reversa, os contextos internacional e nacional das compras públicas sustentáveis, o arcabouço jurídico, entre outros.

INSCRIÇÕES: 14 a 18 de maio

REALIZAÇÃO: 30 de maio

DURAÇÃO: 10 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: ESMAM (Rua Búzios s/n – Calhau) – 9h às 12:20 e 14h às 19h.

VAGAS: 30

FORMADOR: Renato Cader da Silva - Doutor em Ambiente e Sociedade pela UNICAMP e Mestre em Administração Pública pela FGV, integrante da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Atualmente ocupa o cargo de subsecretário-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro. Vencedor de inúmeros prêmios relacionados à Gestão Pública e ao Meio Ambiente.

FORMADORA: Adriana Carvalho. Consultora Profiller e coach, doutoranda em Engenharia de Produção e mestre em Planejamento e Gestão Estratégica (UNICAMP).

 

A PSICANÁLISE NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL EM VARAS DE FAMÍLIA (IMPERATRIZ)

A temática do curso inclui elementos e conceitos fundamentais da psicanálise, estimulando a reflexão sobre a contribuição que esta escola comportamental oferece ao Poder Judiciário na melhoria da prestação jurisdicional e eficácia das decisões judiciais nas Varas de Família.

INSCRIÇÕES: 28/05 a 01/06

REALIZAÇÃO: 29 de junho

DURAÇÃO: 10 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: Fórum de Imperatriz - 9h às 12h20 e 14h às 19h

VAGAS: 30

FORMADORA: Iris Danielle de Araújo Santos – Juíza do TJMA, titular da 3ª Vara de Família de Imperatriz. Especialista em Direito Processual.

 

REGISTROS IMOBILIÁRIOS EM AÇÕES POSSESSÓRIAS, REIVINDICATÓRIAS, USUCAPIÃO, EMBARGOS DE TERCEIROS E ADJUDICAÇÕES COMPULSÓRIAS (EAD)

Esta formação, que será realizada na modalidade “à distância” pela plataforma EAD-ESMAM, discute de forma prática as aplicações do direito registral imobiliário, largamente aplicado nas ações possessórias e suas liminares, reivindicatórias, embargos de terceiros, usucapião, adjudicações compulsórias e processos administrativos.

INSCRIÇÕES: 29 de maio a 1º de junho

REALIZAÇÃO: 4 de junho a 4 de julho

DURAÇÃO: 30 horas/aulas

VAGAS: 30

FORMADORA: Ticiany Gedeon Maciel Palácio. Juíza do TJMA atuando na área de Registros Públicos. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, com pós-graduação em Direito Registral e Notarial pela Universidade Anhanguera.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 (ESMAM)
  

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2