Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

EAD | ESMAM inicia treinamento para utilização do BNMP

Podem acessar magistrados e servidores inscritos previamente pelo do sistema Tutor.

10
ABR
2018

14:38

Já está disponível na plataforma de Educação à Distância da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (EAD-ESMAM) o treinamento para utilização da plataforma digital do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0). Podem acessar magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão inscritos previamente pelo sistema Tutor.

O treinamento, com duração de 10 horas-aulas, será realizado de 10 a 17 de abril, com direito a certificação.

AUTOINSTRUCIONAL - O material com metodologia autoinstrucional é composto por 12 vídeos didáticos(tutoriais) organizados pela ESMAM, a partir de orientações do CNJ.

As videoaulas explicam os procedimentos para quem acessa o sistema pela primeira vez, orientações sobre como se assinam e cadastram as peças processuais, o que fazer em caso de libertação da pessoa presa (alvará de soltura ou ordem de liberação), e outras situações pertinentes a quem cumpre pena.

O curso foi solicitado pela juíza-auxiliar da Presidência do TJMA, Lidiane Melo, com o objetivo de habilitar servidores e magistrados que terão de se cadastrar como usuários do BNMP, a fim de registrar as informações relativas aos detentos e suas respectivas prisões.

Durante o mês de março, três turmas de servidores já foram contempladas com a mesma capacitação na modalidade presencial. Outras três turmas foram inscritas para participar do treinamento em São Luís, nos dias 2, 6 e 9 de abril.

BNMP - Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o sistema abrigará os dados pessoais e processuais das pessoas presas no Brasil. Esta nova versão vai permitir, além do monitoramento das ordens de prisão expedidas pelo Judiciário estadual, o controle do cumprimento das ordens de prisão e soltura em âmbito nacional e em tempo real, permitindo a criação de um Cadastro Nacional de Presos.

Assessoria de Comunicação do TJMA

(asscom@tjma.jus.br)

(98) 3235 3231  (ESMAM)

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2