Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

ABRIL | Veja as opções de cursos para servidores em São Luís, Santa Inês e São João dos Patos

As inscrições iniciam dia 19 de março. Garanta a sua vaga!

16
MAR
2018

15:59

Hora de planejar o seu desenvolvimento profissional. De 19 de março até 6 de abril, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza inscrições para sete novos cursos destinados aos servidores, com início em abril

Serão ofertadas 340 vagas, distribuídas nos cursos: Aspectos Fundamentais da Bioética e Biodireito, Alienação Parental - aspectos teóricos e práticos, Conhecimento e Cumprimento de Sentença (São João dos Patos), Português Jurídico, Prática Cartorária e Rotina Integrada da Unidade Judicial (Santa Inês) e Atendimento ao Público.

VEJA AS OPÇÕES DE CURSOS PRESENCIAIS E À DISTÂNCIA PARA 2018.

PARA SE INSCREVER, ACESSE O SISTEMA TUTOR.

AVISO! - A partir deste ano, os cursos com duração de 10 ou 20 horas passaram a ser realizados das 9h às 12h20 e das 14h às 19h. Quando a carga horária for de 16 horas, as aulas acontecerão das 9h às 12h20 e das  14h às 17h20.Conforme a Portaria ESMAM 01/2011, a inassiduidade ou desistência injustificadas em atividades de capacitação impossibilitam a participação em novos eventos pelo prazo de seis meses, a contar da data do término do treinamento que deu causa ao fato.

Em caso de atraso, o prazo de tolerância estabelecido para ingressar nas aulas de qualquer capacitação é de 15 minutos, podendo se estender por mais 15, conforme regulamenta a Resolução 29/2010. Após esse período, a liberação da batida só será reconsiderada com justificativa formal, a ser analisada pela diretoria.

CONFIRA OS DETALHES DE CADA CURSO

1. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA BIOÉTICA E BIO DIREITO

O histórico e os conceitos da Bioética e Biodireito e sua importância no contexto atual do desenvolvimento científico e das demandas jurídicas são o foco deste curso destinado aos servidores do TJMA. A abordagem contempla a aplicação na prática diária do Poder Judiciário, com discussão de jurisprudência e das principais normas jurídicas relacionadas à temática.

INSCRIÇÕES: 19 a 23 de março

REALIZAÇÃO: 2 de abril

DURAÇÃO: 10 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: ESMAM (Rua Búzios s/n – Calhau) – 9h às 12h20 – 14h às 19h

VAGAS: 30 vagas

FORMADORA: Deíla Barbosa Maia. Mestrado em Saúde Materno-Infantil, com área de pesquisa em Bioética, especialista em Auditoria de Saúde, Medicina do Trabalho e Direito Público. Procuradora de Contas do Estado do Pará. Formada em Medicina e em Direito pela UFMA.


2. ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Com abordagem teórica e prática, o treinamento destaca a metodologia da comunicação em atendimentos, desenvolvimento com foco no cliente, habilidades de comunicação, auto-percepção, estrutura de formação comportamental, posições perceptuais, comunicação verbal e não verbal, canais de comunicação, auxiliares linguísticos, ambientes perceptivos, troca de papeis, entendimento do modelo “operacional do outro”, gestão de conflitos e alinhamentos de expectativas.

INSCRIÇÕES: 19 a 23 de março

REALIZAÇÃO: 9 e 10 de abril

DURAÇÃO: 16 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: ESMAM (Rua Búzios s/n – Calhau) - 9h às 12h20 - 14h às 17h20

VAGAS: 30 vagas

FORMADORA: Adriana Carvalho. Consultora Profiller e coach, doutoranda em Engenharia de Produção e mestre em Planejamento e Gestão Estratégica (UNICAMP).

 

3. PORTUGUÊS JURÍDICO

Mecanismos de construção textual, padronização da escrita em textos oficiais e aspectos gramaticais aplicados a textos jurídicos estão na programação deste curso, que trabalha técnicas que auxiliarão os servidores na produção de textos jurídicos de maneira clara, precisa, concisa, aplicados ao contexto administrativo, tornando a comunicação mais eficiente.

INSCRIÇÕES: 2 a 6 de abril

REALIZAÇÃO: 17 abril

DURAÇÃO: 10 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: ESMAM (Rua Búzios s/n – Calhau) – 9h às 12h20 – 14h às 19h

VAGAS: 30

FORMADOR: Fábio de Oliveira Sousa. Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS – UFRN/UESPI), licenciado em Letras e bacharel em Direito (UFPI), especialista em Literatura Infanto-Juvenil (UEMA), professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Portuguesa (SEDUC/MA), analista Judiciário do TJMA.


4. PRÁTICA CARTORÁRIA E ROTINA INTEGRADA DA UNIDADE JUDICIAL – SANTA INÊS

O objetivo é discutir sobre a rotina diária de uma secretaria e a sua integração às demais unidades judiciais da comarca. Organização e distribuição de tarefas entre os servidores, tramitação das custas processuais, sistemas e aplicativos para melhor desenvolvimento das tarefas e apresentação e discussão de projetos de gestão compõem a temática do curso.

INSCRIÇÕES: 2 a 6 de abril

REALIZAÇÃO: 16 e 17 abril

DURAÇÃO: 16 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: Fórum da Comarca de Santa Inês – 9h às 12h20 - 14h às 17h20

VAGAS: 100 vagas

FORMADOR: Rodrigo Otávio Terças. Juiz do TJMA, especialista em processo civil pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (RJ), pós-graduando em Direito Processual Penal.


5. ALIENAÇÃO PARENTAL: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

A natureza multidisciplinar do fenômeno da alienação parental são o foco deste curso, que utiliza aspectos teóricos e práticos necessário para a identificação do ato. A análise aprofundada da doutrina, jurisprudência e legislação civil de prevenção e combate a esse mal fazem parte do conteúdo proposto.

INSCRIÇÕES: 2 a 6 de abril

REALIZAÇÃO: 19 de abril

DURAÇÃO: 10 horas/aulas

LOCAL E HORÁRIO: ESMAM (Rua Búzios s/n – Calhau) – 9h às 12h20 – 14h às 19h

VAGAS: 30

FORMADORA: Bruna Barbieri Waquim. Doutoranda em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça, especialista em Direito de Família e Sucessões, Dreito Civil e Processo Civil, professora do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, asssessora jurídica do TJMA. Palestrante, articulista e autora dos livros “Relações Simultâneas conjugais: o lugar da Outra no Direito de Família” (2010) e “Alienação Familiar Induzida: aprofundando o estudo da Alienação Parental” (2015).


6. CONHECIMENTO E CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - SÃO JOÃO DOS PATOS

Os diversos institutos de processo civil, especialmente os utilizados no processo de cognição integram o conteúdo desta capacitação. A temática abrange a principiologia do processo civil, estudo pragmático do processo de conhecimento e os novos procedimentos de cumprimento de sentença.

INSCRIÇÕES: 2 a 6 de abril

REALIZAÇÃO: 19 e 20 de abril

DURAÇÃO: 20 horas

LOCAL E HORÁRIO: Fórum da Comarca de São João dos Patos - 9h às 12h20 – 14h às 19h

VAGAS: 50

EMENTA:

FORMADORA: Vana Cabral. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, professora de Direito Processual Civil na UEMA, CEUMA, UNIFOR e UNICHRISTUS. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Civil.

 

7. LIBRE OFFICE WRITER - EAD

Oficina na plataforma EAD-ESMAM. O conteúdo é autoinstrucional, destinado a todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos na utilização desse editor de textos do pacote Libre Office, aplicando-as na elaboração de textos complexos, com imagens e diversas opções de formatação. Será possível fazer um “tour” pelas diversas ferramentas do Writer, entender como funcionam os atalhos e memorizá-los, compreender o funcionamento dos assistentes e a integração entre o Writer e o Word, recarregar arquivo; versionamento do arquivo, formatação de texto e inserção de imagens e objetos vinculados, mapa de imagem, confecção de tabelas e outros atributos e peculiaridades do aplicativo.


INSCRIÇÕES: 19 a 21 de março

REALIZAÇÃO: 26 de março a 9 de abril

DURAÇÃO: 15 horas/aulas

VAGAS: 100 vagas
 


Assessoria de Comunicação do TJMA

(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 (ESMAM)

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2