Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Universidade de Palermo (Sicília - Itália)

Universidade de Palermo (Sicília - Itália)

CONVÊNIO | Curso Organização Criminal Mafiosa e Lavagem de Dinheiro na Universidade de Palermo, Itália

Estão disponíveis 10 vagas, por meio de convênio entre ESMAM, AJUFE e AMMA

09
MAR
2018

11:01

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realiza, de 12 a 16 de março, pelo sistema Tutor, pré-inscrição para o curso “Organização Criminal Mafiosa e Lavagem de Dinheiro”, promovido pela Universidade de Palermo (Sicília - Itália), em parceria com a Associação dos Juízes Federais (AJUFE) e a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).

Por meio de termo de cooperação foram disponibilizadas 10 vagas aos juízes maranhenses na capacitação, que será realizada no período de 18 a 22 de junho. O convênio viabiliza redução no valor total do curso, cujo investimento será de €600,00 (seiscentos euros).

“Não existem mais fronteiras para a formação do juiz brasileiro. Diante da sofisticação alcançada pelas organizações criminosas, devemos buscar os modelos do direito comparado, para conhecer profundamente a origem deste problema e as iniciativas adotadas em âmbito mundial para preveni-lo e combatê-lo”, orienta o diretor da ESMAM, desembargador Paulo Velten.

SELEÇÃO - Serão considerados critérios de seleção a antiguidade do magistrado e atuação comprovada na área criminal.

Para garantir o preenchimento geral das vagas, em caso de desistências, a ESMAM inscreverá até 20 suplentes, incluindo analistas judiciários do quadro do TJMA.

A relação dos selecionados na pré-inscrição, bem como dos suplentes, será divulgada no dia 20 de março, nos sites da escola judicial e da AMMA.

Os selecionados deverão confirmar participação ou desistência até as 18h do dia 21 de março, pelo e-mail esmam@tjma.jus.br.

Os suplentes convocados terão até o dia 22 de março para confirmação de suas inscrições no curso, Após esse período, as vagas serão devolvidas à Universidade Degli Studi di Palermo.

INVESTIMENTO - O valor do curso será pago pelo participante à Universidade de Palermo. Também caberá aos inscritos as despesas com transportes aéreo e terrestre, hospedagem, alimentação e seguro-viagem.

Os interessados devem requerer afastamento temporário para participação no curso, junto à Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão ou respectivos órgãos de lotação.

Informações detalhadas podem ser obtidas na Secretaria da ESMAM, pelo telefone (98) 3268 4051 ou e-mail esmam@tjma.jus.br.

O CURSO – As aulas, com tradução sucessiva (Italiano-Português), serão ministradas na Faculdade de Direito da Universidade de Palermo, de segunda a sexta, das 9h às 13h, em sessões com duração de quatro horas, divididas em duas partes.

No turno vespertino, os Workshops ocorrerão na Fundação Antimáfia Giovanni Falcone, Departamento de Polícia de Combate à Máfia, Banco da Itália e Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e na Corte de Palermo.

 

FIQUE ATENTO AO CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO!

PRÉ-INSCRIÇÃO: de 12 a 16 de março, pelo sistema Tutor

RESULTADO DA SELEÇÃO E LISTA DE SUPLENTES: 20 de março

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO: até 18h do dia 21 de março

CONFIRMAÇÃO DE SUPLENTES: até 18h do dia 22 de março

EFETIVAÇÃO DAS MATRÍCULAS: até 18h do dia 23 de março

INCÍCIO DO CURSO: 18 de junho de 2018


VEJA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO

18/06 – PARTE I - IL CONTRASTO IN ITALIA ALLE ORGANIZZAZIONI CRIMINALI MAFIOSE: Il Profili Strutturali;

19/06 – PARTE II - IL CONTRASTO IN ITALIA ALLE ORGANIZZAZIONI CRIMINALI MAFIOSE: Il Riciclaggio dei Proventi Illeciti;

20/06 – PARTE III - IL CONTRASTO IN ITALIA ALLE ORGANIZZAZIONI CRIMINALI MAFIOSE: Le Altre Manifestazioni Illecite;

21/06 – PARTE IV - IL CONTRASTO IN ITALIA ALLE ORGANIZZAZIONI CRIMINALI MAFIOSE: L'ablazione dei Proventi Illeciti;

22/06 – PARTE V - IL CONTRASTO IN ITALIA ALLE ORGANIZZAZIONI CRIMINALI MAFIOSE: Gli Strumenti Investigativi, Processuali e Penitenziari.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br
(98) 3235-3231 (ESMAM) 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2