Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Os instrutores Washington Souza Coelho e Maria Isalete dos Santos Barreto (TJMA) acompanham as atividades desta fase

Os instrutores Washington Souza Coelho e Maria Isalete dos Santos Barreto (TJMA) acompanham as atividades desta fase

PRÁTICA | Servidores são orientados sobre estágio na área de conciliação e mediação judicial

27
FEV
2018

11:04

Servidores inscritos no curso de formação de conciliadores e mediadores judiciais do Tribunal de Justiça (TJMA) receberam, nesta segunda-feira (26), as primeiras instruções sobre o estágio obrigatório (60 horas), que acontecerá no período de 12 de março a 11 de maio, nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc´s) em São Luís, sob a supervisão da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

No total, 35 candidatos - servidores dos quadros da justiça estadual de 1º e 2º graus com curso superior - participam do processo seletivo, que incluiu também 40 horas de aulas presenciais com conteúdo teórico.

Após o estágio - cumprido sob termo de compromisso e adesão -, os participantes serão submetidos a avaliação e apresentarão relatórios conclusivos. As atividades desta fase serão acompanhadas pelos instrutores do TJMA Washington Souza Coelho e Maria Isalete dos Santos Barreto.

A divulgação da lista dos aprovados e encaminhamento ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e à ESMAM está prevista para 28 de maio de 2018.

De acordo com o edital de seleção, o candidato aprovado deverá atuar por 12 meses como mediador/conciliador voluntário no Tribunal de Justiça, sendo considerado para computo desse período o tempo de estágio realizado.

TEORIA - Na fase teórica, realizada em novembro de 2017, as aulas foram ministradas pela equipe de conciliação e mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Valéria Ferioli Lagrasta, Fernanda Rocha Lourenço Levy, Eutália Maciel Coutinho e André Carias.

Os alunos tiveram acesso a temas como: meios de administração e resolução de conflitos, panorama do processo de mediação, qualidade em mediação, políticas públicas de tratamento adequado dos conflitos de interesses; teoria dos jogos, moderna teoria do conflito, fundamentos de negociação, identificação e resolução de questões, interesses e sentimentos e elaboração do termo acordo e encerramento da mediação.


Assessoria de Comunicação do TJMA
(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 - ESMAM 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2