Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

ELETRÔNICA | Acesse a nova versão da Revista da ESMAM

O periódico passa a ter publicação semestral, com suporte eletrônico e de impressão

05
SET
2017

13:22

Já está disponível na versão eletrônica a 11ª edição da Revista da Escola Superior da Magistratura do Maranhão. A partir desse número, o periódico passa a ter publicação semestral, com artigos técnico-científicos de autoria de membros do Judiciário maranhense, estudiosos e operadores do direito de diversas regiões do país. Pode ser acessada pelo site www.tjma.jus.br/esmam, na seção de “links úteis.

A nova edição virtual da Revista ESMAM traz dez artigos e precedentes das diversas Cortes Judiciais, numa análise doutrinária sobre variadas questões que envolvem desde a garantia e efetividade dos direitos fundamentais até a principiologia presente no contexto atual da Justiça.

Participam como articulistas Lucylea Gonçalves França, Pedro Nilson Moreira Viana, Michelle Amorim Sancho Souza, Cristiano Ribeiro Soares, Heleno Oliveira Moraes, Adrivanderson Martins Santos, Ana Neres dos Santos Cantanhede, Mayckerson Alexandre Franco Santos, Alexandre Magno de Souza Nunes, Tamara Luiza Dall Agnol Pinto, Haniel Sóstenis Rodrigues da Silva, Lourival da Silva Ramos Júnior, Priscilla Ribeiro Moraes Rêgo de Souza e Maurício Fernandes Lima.

A capa da nova edição está ilustrada com o “Cacuriá”, do artista plástico maranhense Fransoufer. A obra (acrílico sobre tela), integra o acervo artístico da escola e foi doada pelo autor, durante sua participação no IX Esmam Cultural, com a exposição individual “Primeiras Impressões”.

A Biblioteca da Esmam, responsável por receber e editar o material, informa que a revista eletrônica possui ISSN para suporte eletrônico e impressão. “A 11ª edição será disponibilizada no formato impresso, porém em menor quantidade, conforme as ações e iniciativas que buscam efetivar a sustentabilidade no Judiciário maranhense”, acrescenta a bibliotecária Hervandy Garcez.

CANAL MODERNO - O diretor da escola e membro do Conselho Editorial da Revista, desembargador Paulo Velten, destaca que os artigos de juízes e servidores traduzem o trabalho feito no dia a dia nos gabinetes, nas secretarias e serventias. “A ideia é usar esse canal moderno, de acesso fácil e universal para aqueles que têm interesse em produzir conhecimento. Não há dúvida de que a qualidade das instituições depende em grande parte da capacitação profissional de seus membros”, observa.

Na apresentação do periódico, o conselho editorial ressalta a importância da publicação instrumento cultural, acadêmico e de produção intelectual. “Esperamos que a publicação de mais um trabalho acadêmico capitaneado pela Esmam possa potencializar profunda reflexão dos temas aqui enfrentados e oferecer um legado intelectual jurídico no cumprimento, como escola judicial, de agente motivador e transformador de práticas e conhecimentos”, concluem.

CHAMADA – A Escola Superior da Magistratura já está recebendo artigos da área de ciências jurídicas ou sentenças judiciais para publicação na próxima edição da revista. Os interessados devem enviar seus trabalhos ao departamento da Biblioteca (bibliotecaesmam@tjma.jus.br.). As normas normas de publicação estão no site www.tjma.jus.br/esmam, no botão "Revista Esmam" (barra da página), opção "sobre", "submissões". Informações e demais esclarecimentos podem obtidos pelo telefone (98) 3235 3231.

 

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3235-3231 (ESMAM)
 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2