Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

HAPPY HOUR: Médico discute sobre a Síndrome da Segunda Vítima

As implicações do erro médico sobre os profissionais de saúde seráo analisadas pelo cardiologista José Albuquerque de Figueiredo, sexta-feria (7), às 17h, na Esmam

05
JUL
2017

09:39

O outro lado do erro médico está na pauta do Happy Hour da Escola Superior da Magistratura (Esmam), nesta sexta-feira (7), às 17h. Desta vez, o cardiologista José Albuquerque de Figueiredo vai abordar sobre “A Síndrome da Segunda Vítima” – traumas experimentados por profissionais de saúde, diante de danos imprevisíveis causados aos pacientes em situações adversas, que muitas vezes fogem ao controle da atuação médica.

No evento aberto ao público, Albuquerque fala aos participantes sobre as duas vias do que se chama “erro médico”, suas implicações civis e criminais, mas também humanas e passíveis de análise. “É o que a literatura médica internacional trata como The Second Victim, porque muitos desses profissionais passam a questionar suas habilidades clínicas e conhecimentos e até abandonar a carreira”, adianta.

Doutor em cardiologia pelo Incor (USP) e corregedor do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), José Albuquerque é professor associado de Cardiologia da UFMA, atuando no Departamento de Medicina Interna do Hospital Universitário Presidente Dutra.

 

SERVIÇO
Happy Hour da Escola Superior da Magistratura (ESMAM)
Tema: A Síndrome da Segunda Vítima – o outro lado do erro médico
Palestrante: Dr. José Albuquerque de Figueiredo Neto
Data: 07/07/2017
Horário: 17h
Local: ESMAM – Rua Búzios, s/n, Calhau, ao lado da AMMA
Evento aberto ao público

 

 

Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3235-3231 (ESMAM)
 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2