Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
(imagem ilustrativa)

(imagem ilustrativa)

Esmam convida juízes a integrarem Núcleos de Estudos

19
ABR
2017

11:12

A nova diretoria da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - desembargadores Paulo Velten e José de Ribamar Castro - convidam os magistrados do Poder Judiciário a participarem dos Núcleos de Estudos Avançados e Contínuos da escola maranhense.

Os núcleos são responsáveis pela elaboração de projetos de cursos aos magistrados, seguindo um modelo participativo de definição de temas, para compor uma agenda de treinamentos que reflita num processo eficiente de aperfeiçoamento permanente.

Os juízes interessados em participar dos núcleos podem encaminhar e-mail para esmam@tjma.jus.br (Secretaria da escola).

Os Núcleos de Estudos estão alinhados às diretrizes do plano anual da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o qual, dentre outros itens, prevê o fomento à pesquisa e disseminação. O diretor da Esmam, desembargador Paulo Velten, também coordenador-geral dos Núcleos de Estudos, ainda integra o Grupo de Estudos do Novo Código de Processo Civil, na Enfam.

"Aqui na nossa Escola, os núcleos são divididos em eixos temáticos, coordenados por magistrados especialistas na área, contando com a participação de todo a magistratura", destacou Paulo Velten. Para ele, os núcleos proporcionam constantes reflexões jurídicas e produções acadêmicas.

COMPONENTES - O eixo temático de estudos de “Direito Administrativo e Ambiental” tem como integrantes os juízes Marco Adriano Ramos Fonseca, Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes, Douglas de Melo Martins, Josane Araújo Farias Braga e Lewman de Moura Silva.

O “Núcleo de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Fundamentais e Sociais” é composto pelos juízes Sara Fernanda Gama, Clênio Lima Corrêa, Aureliano Coelho Ferreira, Alessandra Costa Arcangeli, Francisco Soares Reis Júnior e Rommel Cruz Viegas.

Os magistrados Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, Josane Araújo Farias Braga, Artur Gustavo Azevedo do Nascimento, Fernando Jorge Pereira e Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula fazem parte do “Núcleo de Direito Penal e Processual Penal”.

São integrantes do eixo temático de estudos sobre “Direito Privado”, o desembargador Lourival de Jesus Serejo e os juízes Anderson Sobral de Azevedo, Frederico Feitosa de Oliveira, Iris Danielle de Araújo Santos, Marcelo Silva Moreira, Marcela Santana Lobo, Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior e Sonia Maria Amaral Fernandes.

O “Núcleo de Direito Processual Civil e Ações Constitucionais” é formado pelos magistrados Nelson Melo de Moraes Rêgo, André Bogéa Pereira Santos, Manoel Matos de Araújo Chaves, Manoel Aureliano Ferreira Neto, Lorena de Sales Rodrigues Brandão e Diva Maria de Barros Mendes.

Os juízes Ângelo Antônio Alencar dos Santos, Carlos Henrique Rodrigues Veloso, Edilson Caridade Ribeiro, Holídice Cantanhede Barros, Joaquim da Silva Filho, Raimundo Nonato Neris Ferreira e Raul José Duarte Goulart Júnior compõem o “Núcleo de Direito Tributário, Econômico, Financeiro e Previdenciário”.

“Filosofia do Direito e Matéria Interdisciplinar” possui como integrantes o desembargador José de Ribamar Castro e os juízes Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa, Iris Danielle de Araújo Santos, José Américo Abreu Costa, Mário Márcio de Almeida Sousa, Silvio Suzart dos Santos e Sonia Maria Amaral Fernandes.

Compõem o eixo de estudos com a temática em “Instituições Extrajudiciais”, os juízes Alice Prazeres Rodrigues, Anelise Nogueira Reginato, Alexandre Lopes de Abreu, Daniela de Jesus Bonfim Ferreira, Lucimary Castelo Branco Campos dos Santos, Iris Danielle de Araújo Santos, Rodrigo Otávio Terças Santos, Sara Fernanda Gama, Simeão Pereira e Silva e Ticiany Gedeon Maciel Palácio. E são delegatários deste núcleo, Diovani Alencar, Felipe Madruga Truccolo e Juliana Pereira Soares.

 

Andréa Colins
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 3235-3231 (ESMAM)

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2