Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Des. Jamil Gedeon fala aos concludentes do curso de pós-graduação. Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA

Des. Jamil Gedeon fala aos concludentes do curso de pós-graduação. Foto: Ribamar Pinheiro/TJMA

ESMAM e UFMA entregam certificados aos concluintes da pós-graduação em Gestão Pública

Duzentos e dezessete servidores do Judiciário se capacitaram em Gestão Pública em convênio do Judiciário com a universidade maranhense.

08
FEV
2017

16:45

Servidores do Judiciário maranhense que concluíram o Curso de Especialização em Gestão Pública, na modalidade a distância (EaD), realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em convênio com o Poder Judiciário maranhense receberam nesta quarta-feira (8) os seus certificados. A entrega foi feita em uma solenidade simbólica no auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Esta foi a segunda turma do curso de especialização, concluída com 217 servidores pós-graduados. A primeira turma do curso, fruto do convênio com a UFMA, foi concluída com 270 servidores em 2014.

A duração da pós-graduação foi de 18 meses, com carga horária de 360 horas, envolvendo momentos presenciais obrigatórios nos polos para realização das avaliações e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) foi a responsável por todo o trabalho em parceria com a UFMA.

OPORTUNIDADE – O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Carvalho Cunha frisou que todo e qualquer investimento na formação dos magistrados e dos servidores se reflete em favor da população. “E esse também é o grande objetivo da Universidade Federal do Maranhão, que o faz ao prestar uma melhor educação ao povo do Estado”, disse.

O diretor da ESMAM, desembargador Jamil Gedeon, falou sobre a importância do Judiciário investir na qualificação dos magistrados e servidores e destacou que momentos como esse, tornam o exercício da diretoria ainda mais gratificante, por poder vivenciar o sucesso dos alunos. “É com servidores de qualidade e magistrados capacitados que nós teremos um Judiciário mais forte e os maiores beneficiários dessa qualificação são os jurisdicionados, a sociedade maranhense”, acrescentou.

Para a reitora da UFMA, professora doutora Nair Portela, a entrega dos certificados representa um momento de alegria para a instituição de ensino que vem buscando o investimento na formação e na qualificação de pessoas.

“É um momento também de parabenizar o Tribunal de Justiça, que por meio da realização do convênio, compreendeu a importância da qualificação dos seus servidores. Uma instituição que tem seus servidores qualificados é uma instituição que tem um resultado de impacto em seu trabalho. E a área da Justiça merece e deve ter seus servidores qualificados”, ressaltou.

RECONHECIMENTO – Durante a solenidade de conclusão do curso, foram entregues certificados por excelência acadêmica, declarações aos alunos que tiveram o seu artigo de conclusão pré-selecionados para publicação e placas de menção honrosa.

A servidora Bianca Rahbani Aragão Feijó recebeu, das mãos do presidente do TJMA, o certificado por excelência acadêmica por ter obtido a primeira maior média do curso. Para ela, o reconhecimento é resultado de um trabalho árduo de 18 meses. “Estou muito satisfeita. Simbolicamente, eu estendo a todos os colegas servidores, porque todos nós somos merecedores. O curso é importante não só pelo enriquecimento profissional, mas, principalmente, por auxiliar nas nossas atividades diárias, o que reflete no nosso compromisso com a prestação jurisdicional”, disse.

Entre os alunos que tiverem seus trabalhos de conclusão recomendados para publicação, os servidores Paulo de Farias Portela Júnior e Maria Fernanda Tribuzi de Carvalho tiveram o artigo “O Processo de Licitação no Tribunal de Justiça do Maranhão: Impacto do Pregão Eletrônico no sistema de compras” pré-selecionado.

“A gente procurou desenvolver um trabalho com base em uma demanda existente no Tribunal. Pesquisamos, identificamos uma demanda e propusemos soluções. Esperamos que esse trabalho seja implantado e que venha proporcionar uma melhoria nos processos administrativos do Judiciário”, explicou.

NOVA DIREÇÃO – Eleito diretor da Esmam para o Biênio 2017/2018, o desembargador Paulo Vélten falou sobre ampliar a parceria com a Universidade e dar continuidade ao trabalho desenvolvido. “O Poder Judiciário do século XXI está sempre desafiado a debater os grandes temas, a enfrentar as discussões nacionais, que num regime democrático é natural que passe pelo Poder Judiciário. Para isso, precisamos ter em nossa estrutura funcional, servidores preparados, qualificados. O aperfeiçoamento pessoal é uma obrigação de todos nós, não só como servidores, mas como seres humanos”, concluiu.

Também participaram da solenidade de entrega dos certificados, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da UFMA, professor doutor Fernando Carvalho Silva e o coordenador do curso, professor Walber Lins Pontes.

Confira aqui a lista de artigos para publicação.

 

Danielle Limeira

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2