Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

ESMAM divulga calendário de cursos para o segundo semestre de 2016

Os cursos ofertados foram sugeridos por meio de pesquisas realizadas com magistrados e servidores

22
JUN
2016

09:59

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) informa o calendário de cursos oferecidos aos magistrados e servidores para o segundo semestre de 2016. A programação para as formações pode ser acessada no site da escola (www.tjma.jus.br/esmam), na área “Serviço”, no item “calendário de curso".

De acordo com a Coordenação Pedagógica e Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento (DTA), estão programados 20 cursos destinados aos magistrados e 17 para servidores, na modalidade Educação a distância e presencial.

Os cursos para os magistrados obedecem às escolhas votadas em enquetes, organizadas pelos Núcleos de Estudos Avançados e Contínuos, coordenado pelo desembargador Paulo Velten, onde foram escolhidos os temas principais a serem estudados e estão distribuídos na categoria Formação continuada em EaD, Formação continuada para vitaliciandos e Formação continuada para vitalícios, visando uma maior especificidade na carreira da magistratura.

A secretária-geral da Esmam, Marilse Medeiros, ressaltou que, desde o primeiro semestre, a escola teve a preocupação de lançar o calendário com bastante antecedência e planejar cursos para cada semestre.

CURSOS- Na modalidade em Ead, a escola preparou três cursos: “Formação de tutor no contexto da magistratura”, “O juiz e o serviço extrajudicial” e “Português jurídico”, abrangendo tanto os juízes vitaliciandos quanto os vitalícios. Os cursos que exigem a presença dos magistrados continuam divididos em formação continuada para vitaliciandos e formação continuada para vitalícios.

Para os magistrados em vitaliciamento estão programados os cursos “Media training”, “Dosimetria da pena” e “Mediação no novo CPC”.

Para os vitalícios, os cursos são: “Improbidade Administrativa”, “Princípios do novo CPC”, “Inspeções em serventias extrajudiciais”, “Juizados”, “Correção monetária”, “Segurança institucional para magistrados”, “Acesso à justiça versus uso predatório da jurisdição”, “Processo por audiência”, “Sistema acusatório x juiz inquisidor”, “Prescrição intercorrente na Lei de Execução Fiscal” e "Liberdade de Imprensa".

Para os servidores, os cursos presenciais serão realizados na capital e no interior. Em São Luís, estarão disponíveis os cursos “Noções Gerais do Sistema VEP/CNJ”, “Formação de conciliadores e mediadores” e o “III Encontro de assistentes sociais e psicólogos”.

No interior, serão disponibilizados os cursos, “Noções Gerais do Sistema VEP/CNJ” (Carutapera, Viana e Zé Doca); “Lei Maria da Penha: os desafios da prestação jurisdicional especializada” (Bacabal, Pinheiro e São João dos Patos); “Formação de conciliadores e mediadores” (Açailândia e Caxias); “Práticas restaurativas” (Imperatriz); “Seminário Código de Processo Penal” (Caxias).

Na modalidade a distância, estão programados os cursos “Prática de escrita e leitura”, “Multiparentalidade” e “Práticas restaurativas”.

O coordenador pedagógico, Arthur Darub, ressalta que os magistrados estão participando cada vez mais, não só das formações, mas também do planejamento da programação da escola.

De acordo com Kharen Costa, chefe da DTA, a colaboração dos servidores, por meio de sugestões, foi fundamental para o levantamento dos cursos ofertados para o ano de 2016.

Confira, aqui, os calendários.

 

Andréa Colins

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3235-3231 (ESMAM)

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2