Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

Magistrados participam de curso de “Mediação e Conciliação” da ENFAM

14
MAI
2015

16:52

Teve início, nesta quinta-feira (14), o Curso de Formação Continuada para Magistrados “Mediação e Conciliação”, organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e realizado pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). Participam do curso 35 magistrados inscritos, que terão orientação do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Roberto Portugal Bacellar.

O desembargador Paulo Velten, vice-diretor da ESMAM, fez a abertura do curso, no auditório da escola, ressaltando ao desembargador Roberto Bacellar a qualidade dos magistrados do Maranhão. “Aqui você conhecerá uma magistratura ávida por conhecimento e preparada para o debate de alto nível”, frisou.

No curso que tem como foco trabalhar técnicas e desenvolver competências para a mediação e conciliação, será utilizada a metodologia Arco de Maguerez, que se faz em cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. “Trabalharemos com muita interação e com a ideia de magistrado como prestador de serviço, de quem tem que se comunicar bem com a população e trabalhar a sua liderança”, destacou o Des. Roberto Bacellar.

O curso vai trabalhar, ainda, a visão transdisciplinar do magistrado. “O juiz é um profissional que tem que estar atento ao que está acontecendo na sociedade, suas mudanças e inovações. É um grande desafio, mas indispensável para bem resolver os conflitos sociais”, completou o desembargador, reforçando que no curso o seu papel é mais de facilitador que de professor.

Esta é a primeira turma do treinamento da ENFAM de três que serão realizadas no Brasil. As aulas seguem nesta sexta-feira (15), das 9h às 12h e 14h às 18h, com tolerância de 15 minutos de atraso. O método de avaliação do curso será através de atividades realizadas ao longo das aulas, com necessidade de frequência de 100%.

Roberta Gomes

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3235-3231 (ESMAM)

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2