Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

Ciclo de palestras sobre sofrimento psíquico no trabalho tem inscrições abertas

O evento, dias 12 e 13 de maio, é promovido pelo setor Médico do Fórum de São Luís, com apoio da ESMAM.

06
MAI
2015

12:43

O setor Médico e Odontológico do Fórum Des. Sarney Costa, com apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), promoverá um ciclo de palestras sobre sofrimento psíquico no trabalho nos dias 12 e 13 de maio. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de maio, com 210 vagas disponíveis.

Os servidores do Judiciário maranhense podem se inscrever por meio do Tutor, no Sistema Sentinela, e o público externo, que também poderá participar, pode se inscrever pelo telefone (98) 3235-3231 – ramal 215 (Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento da ESMAM).

As palestras serão realizadas nos dias 12 e 13 de maio, das 9h às 12h, no Auditório José Filgueiras, no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís.

TEMA – De acordo com Marcondes Silva Filho, chefe do setor Médico do fórum, as doenças e distúrbios psíquicos são cada vez mais comuns entre magistrados e servidores no Judiciário. Síndrome de Burnout, estafa, estresse, depressão, melancolia, ansiedade, angústia, dependência química são situações muito comuns e os profissionais estão em busca de entender os motivos d aumento das doenças do chamado “CID F” – todas essas elencadas acima, segundo o Código Internacional de Doenças.

A intenção, segundo ele, é mostrar diferentes visões sobre o tema, através das palestras. No primeiro dia (12), serão: “O sentido do Trabalho”, com a psicóloga e logoterapeuta Tatiana Oliveira de Carvalho; “Depressão no trabalho”, com o psicólogo e chefe da Divisão Psicossocial do Fórum de São Luís, Marco Aurélio Lobato Estrela. No segundo dia (13), serão ministradas: “Trabalho e sexualidade”, com o psicanalista didata e sexólogo Ernesto Friederichs Mandelli; e “Aspectos psicológicos na prática jurídica”, com o juiz-auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça José Américo Abreu Costa.

Assessoria de Comunicação do TJMA

asscom@tjma.jus.br

(98) 3235-3231 (ESMAM)

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2