Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

ATENDIMENTO GERAL CGJ | TELEFONE | EMAIL

ATENDIMENTO GERAL CGJ Telefone: (98) 3198-4600 Email: protocolo_cgj@tjma.jus.br

Clique para fechar

1ª VARA DE COROATÁ | TELEFONES DE CONTATO

A Comarca de Coroatá informa que o telefone da 1ª Vara continua apresentando problemas. Foi solicitado o respectivo reparo em 12/05/20 (Processo nº 159242020), mas até o momento não foi solucionado. Até que haja a correção do defeito, a Secretaria Judicial estará atendendo pelos telefones (99) 99148-6004, (99) 98108-3901, (99) 98192-5242 e (98) 99114-2565 e pelo e-mail vara1_cor@tjma.jus.br.  

Busca ▼

CAMPANHA | Judiciário de Cururupu e parceiros mobilizam comunidade por whatsapp contra violência doméstica

22
MAI
2020

12:53

O Poder Judiciário de Cururupu encabeça a mobilização dos órgãos que integram o sistema de Justiça e segurança pública, nos meses de maio e junho, no sentido de alertar a população de Cururupu e Serrano do Maranhão sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violência doméstica e familiar contra a mulher nessas cidades.

O juiz Douglas Lima da Guia, titular da vara única, idealizou a campanha, a ser executada em parceria com servidores públicos e representantes do Ministério Público (promotor de Justiça Frederico Bianchini); Delegacia de Polícia Civil (delegado regional Thiago Sitônio); 25º Batalhão de Polícia Militar (comandante Márcio André Oliveira); e Creas (coordenadora Emanuele Costa Chaves), que atuam na região.

Por meio dessa parceria, foram desenvolvidas ações conjuntas nos grupos de whatsapp daS cidades, com divulgação de vídeo educativo com mulheres; inserção de áudio na rádio local durante os programas de maior audiência; disponibilização do canal whatsapp do fórum para recebimento de pedidos de medida protetiva ou de descumprimento de decisões judiciais; intensificação na fiscalização das medidas protetivas e contato com líderes comunitários e religiosos, nos povoados e ilhas vizinhas.

 

DENÚNCIAS - Durante a campanha, o juiz reforçou a mensagem de que o Poder Judiciário e as demais instituições da rede de proteção à mulher estão de “portas abertas” para receber as denúncias e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica, enquanto durar a quarentena e sempre que necessário.

Para o juiz, "campanhas como essas são importantes para que a população saiba que, mesmo diante desse cenário de isolamento social durante a pandemia da Covid-19, a Justiça e os demais órgãos continuam recebendo e encaminhando as denúncias e adotando todas as medidas necessárias para que as mulheres vítimas de violência sejam tratadas com prioridade."

Segundo informações da secretária judicial da vara, Marília Linhares, 56 medidas protetivas de urgência foram emitidas pela vara de Cururupu, somente nos meses de janeiro a maio deste ano. O telefone do plantão do fórum (98 - 8519-2696) foi colocado à disposição das mulheres que necessitam de Medida Protetiva de Urgência (Plantão CPU), além dos contatos da Polícia Militar, (98 - 8537-7653) e Polícia Civil (98 - 3391 1485), para denunciar as ocorrências.


Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação da Corregedoria
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2