Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
 Treinamento em digitalização de processos em Santa Luzia

Treinamento em digitalização de processos em Santa Luzia

PROCESSO ELETRÔNICO | Fórum de Santa Luzia avança na virtualização de processos físicos

19
AGO
2019

11:59

Na última sexta-feira (16), os servidores da 1ª e 2ª Vara da comarca de Santa Luzia participaram de uma apresentação e treinamento sobre a digitalização de processos físicos, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) com o objetivo de ampliar a virtualização dos processos na unidade, para que passem a tramitar eletronicamente por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). A capacitação teórica e prática foi realizada pelas servidoras da CGJ Thaís Muniz e Karliane Fontenele, integrantes do grupo de trabalho do projeto “Digitalizar Já”.

O projeto “Digitalizar Já” foi instituído pelo Poder Judiciário por meio das Portarias Conjuntas N° 15/2019 e N° 16/2019, assinadas pelo presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva.

As servidoras Thaís Muniz e Karliane Fontenele apresentaram as orientações teóricas e práticas do procedimento de digitalização de processos, que passa pela seleção dos autos físicos, preparação de caixas, digitalização dos documentos, procedimentos de sistema e migração para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), no qual, após a devida migração, os processos passam a tramitar de forma exclusivamente eletrônica. A migração permite que juízes, servidores, advogados e partes tenham acesso facilitado aos autos do processo judicial, com a realização de atos, despachos, pedidos e consultas por meio do sistema PJe.

A juíza titular da 1ª Vara de Santa Luzia, Marcelle Adriane Farias Silva, informou que o trabalho de virtualização já foi iniciado na unidade, com a meta de concluir a digitalização e migração de todos os processos cíveis até o final do ano. Para ela, a virtualização ajuda a aumentar a produtividade das unidades, na medida em que facilita a realização do teletrabalho pelos servidores. “A experiência do teletrabalho em Santa Luzia tem mostrado o aumento da produtividade e o retorno positivo dos jurisdicionados e advogados”, avalia.
Para o secretário judicial da 1ª Vara, João Gonçalves da Silva, o treinamento foi proveitoso para o esclarecimento de dúvidas e para o avanço do procedimento na comarca. “Com o processo virtual a sociedade ganha com a melhoria da celeridade, e o trabalho de juízes e servidores é facilitado, ampliando a prática do teletrabalho”, observou.

 

Assessoria de Comunicação

asscom_cgj@tjma.jus.br

(98) 31984624
 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2