Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

COMARCA DE PIO XII COM PROBLEMAS NA TELEFONIA FIXA

Os telefones fixos da Vara Única de Pio XII encontram-se inoperantes. A unidade judicial informa que advogados e público em geral podem contatar a Secretaria Judicial pelo e-mail (vara1_pio@tjma.jus.br) ou pelo número whatsapp (98-9-8400-3949).

Busca ▼
 Treinamento em digitalização de processos em Santa Luzia

Treinamento em digitalização de processos em Santa Luzia

PROCESSO ELETRÔNICO | Fórum de Santa Luzia avança na virtualização de processos físicos

19
AGO
2019

11:59

Na última sexta-feira (16), os servidores da 1ª e 2ª Vara da comarca de Santa Luzia participaram de uma apresentação e treinamento sobre a digitalização de processos físicos, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) com o objetivo de ampliar a virtualização dos processos na unidade, para que passem a tramitar eletronicamente por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). A capacitação teórica e prática foi realizada pelas servidoras da CGJ Thaís Muniz e Karliane Fontenele, integrantes do grupo de trabalho do projeto “Digitalizar Já”.

O projeto “Digitalizar Já” foi instituído pelo Poder Judiciário por meio das Portarias Conjuntas N° 15/2019 e N° 16/2019, assinadas pelo presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva.

As servidoras Thaís Muniz e Karliane Fontenele apresentaram as orientações teóricas e práticas do procedimento de digitalização de processos, que passa pela seleção dos autos físicos, preparação de caixas, digitalização dos documentos, procedimentos de sistema e migração para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), no qual, após a devida migração, os processos passam a tramitar de forma exclusivamente eletrônica. A migração permite que juízes, servidores, advogados e partes tenham acesso facilitado aos autos do processo judicial, com a realização de atos, despachos, pedidos e consultas por meio do sistema PJe.

A juíza titular da 1ª Vara de Santa Luzia, Marcelle Adriane Farias Silva, informou que o trabalho de virtualização já foi iniciado na unidade, com a meta de concluir a digitalização e migração de todos os processos cíveis até o final do ano. Para ela, a virtualização ajuda a aumentar a produtividade das unidades, na medida em que facilita a realização do teletrabalho pelos servidores. “A experiência do teletrabalho em Santa Luzia tem mostrado o aumento da produtividade e o retorno positivo dos jurisdicionados e advogados”, avalia.
Para o secretário judicial da 1ª Vara, João Gonçalves da Silva, o treinamento foi proveitoso para o esclarecimento de dúvidas e para o avanço do procedimento na comarca. “Com o processo virtual a sociedade ganha com a melhoria da celeridade, e o trabalho de juízes e servidores é facilitado, ampliando a prática do teletrabalho”, observou.

 

Assessoria de Comunicação

asscom_cgj@tjma.jus.br

(98) 31984624
 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2