Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

MARACAÇUMÉ ESTÁ COM PROBLEMAS DE TELEFONIA

O Fórum da Comarca de Maracaçumé está com problemas de telefonia. A linha que atende na secretaria judicial está inconstante. De acordo com informações de servidores do fórum, ainda não há previsão para que a linha retorne ao normal.

Busca ▼
Ilustração

Ilustração

SEMINÁRIO | Autoridades judiciárias debatem sobre o registro civil de pessoas naturais

15
JUL
2019

12:21

O corregedor geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, vai ministrar a palestra “O Princípio da Dignidade e a Realidade Social”, às 16h30 do encerramento do 9º Seminário Nacional do Registro Civil ARPEN Brasil e 2º Seminário Estadual do Registro Civil ARPEN Maranhão, que serão realizados nos dias 18 e 19 de julho, no auditório do Forum do Calhau, em São Luís. A juíza auxiliar Jaqueline Caracas, responsável pela pasta das serventias extrajudiciais na Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), também palestrante, vai expor sobre “Os Provimentos da Corregedoria Geral da Justiça como medidas de desjudicialização”, no dia 18, às 10h30.

Os seminários são promovidos pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN) e Associação de Registro Civil de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (ARPEN-MA), respectivamente, com participação aberta ao público e inscrição gratuita. Basta levar 3kg de alimento não perecível por pessoa, como ação solidária. as doações serão destinadas ao Instituto Cultural e Esportivo Social Vale da Bênção.

Os debates vão reunir especialistas e delegatários do serviço extrajudicial de todo o país em torno da discussão de temas da atualidade e mudanças na legislação relacionadas à prática dos atos de registro civil de pessoas naturais. Na abertura, dia 18, o presidente da Arpen-Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior e o presidente da Arpen-MA, Devanir Garcia, vão apresentar um panorama do Registro Civil no Brasil e no Maranhão.

No primeiro dia, haverá palestras sobre “O reconhecimento de paternidade ou maternidade socioafetiva e multiparentalidade e “Procedimento de mudança de sexo e de nome dos transgêneros/retificação administrativa no registro civil e “Os três tipos de clientes e como trata-los”. No segundo dia, a programação inclui palestras sobre a importância dos atos notariais para o registro civil das pessoas naturais, dos “ofícios da cidadania” no acesso à documentação civil básica e dos postos avançados de registro civil de nascimento nas maternidades como estratégia de combate ao subregistro no Estado do Maranhão e “Inteligência emocional”.

FERJ - Os servidores do Tribunal de Justiça, José Ribamar Neto Segundo, Germano D’Assunção Ribeiro e Adelvane Luiz Mendes, da Diretoria do Fundo Especial de Reaparelhamento do Poder Judiciário – FERJ, do Tribunal de Justiça do Maranhão, vão ministrar palestra com “Esclarecimentos sobre a cobrança da tabela de emolumentos 2019 no Estado do Maranhão (Lei nº 9.109/2009)”.

A programação, inclui, ainda, o minicurso “Grafotécnica e Documentoscopia: procedimentos para a conferência de assinaturas e análise de documentos para evitar fraudes nas serventias extrajudiciais” e oficina prática com encenação de atendimento no registro civil das pessoas naturais.

Confira a programação.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma


 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2