Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

DIVISÃO DE ESTATÍSTICA DA CGJ VAI PASSAR POR REFORMA

A Divisão de Estatística da CGJ informa que nos dias 22 e 23 de Agosto estará funcionado nas dependências da Coordenadoria de Planejamento e Aprimoramento da Justiça de 1º Grau, também instalada no prédio da Corregedoria, e atendendo pelo número (98) 3198-4635, em razão de procedimentos de pintura e manutenção de serviços de informática da sala em que funciona a divisão.  

Busca ▼

FISCALIZAÇÃO | Corregedoria do Judiciário inspeciona cartórios de notas em São Luís

24
MAI
2019

13:55

Os cartórios extrajudiciais do 1º Tabelionato de Notas, 2º Tabelionato de Notas, 3º Tabelionato de Notas e 8º Tabelionato de Notas de São Luís estão sendo submetidos, entre os dias 22 e 27 de maio, a uma Inspeção Extraordinária pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

A inspeção, embora em caráter extraordinário, faz parte do calendário de ações permanentes da Corregedoria do Poder Judiciário, com a finalidade de verificar a regularidade do andamento e a qualidade dos serviços extrajudiciais prestados pelas serventias à população, conforme determina o Código de Normas da Corregedoria.

A juíza auxiliar da CGJ-MA, Jaqueline Reis Caracas, preside os trabalhos executados nos cartórios pelos servidores Wander Henrique Braga da Silva, assistente de gabinete do Corregedor e Lourival da Silva Ramos Júnior, assessor técnico.

QUESTIONÁRIO - No cartório, a equipe segue um questionário aplicado pela Corregedoria, com quesitos a serem analisados durante a inspeção, tais como a estrutura de informática disponível para arquivamento e proteção de dados; a regularidade na contratação de pessoal e a verificação da conformidade dos livros de escrituração e arquivamento de atos, dentre outros.

Cada dia da semana é reservado para a inspeção em um cartório. A verificação do acervo de documentos do cartório é feita por amostragem, de forma aleatória, dentre os atos de escritura pública e procuração mais recentes. Já os livros são inspecionados a fim de verificar a ordem e o seu estado de conservação.

Encerrados os trabalhos, as constatações da equipe são inseridas no Sistema “Auditus”, ferramenta eletrônica que auxilia os trabalhos de inspeção, para em seguida ser elaborado o relatório que será apresentado ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação da Corregedoria
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma


 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2