Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Imagem: aquivo

Imagem: aquivo

LEITURA | Projeto “Judiciário na Escola” concorre ao Prêmio Innovare 2019

08
MAR
2019

10:14

A comarca de Buriticupu, situada no oeste maranhense, a 395km de São Luís, foi inscrita para concorrer ao Prêmio Innovare 2019 - categoria Juiz, com o Projeto “Judiciário na Escola - Doe Livros e Construa Nosso Futuro”, idealizado pelo juiz da 1ª Vara, Raphael Leite Guedes.

O prêmio é promovido pelo Instituto Innovare, sem fins lucrativos, que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que contribuam para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

O projeto do Judiciário de Buriticupu tem como objetivo a arrecadação e doação de livros aos alunos matriculados no ensino fundamental das escolas municipais da sede da comarca e do termo judiciário de Bom Jesus das Selvas. Por meio da disseminação da leitura, o projeto visa estruturar e incentivar a formação de espaços de leitura e/ou biblioteca nas escolas e promover a educação das crianças e adolescentes, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa em formação e seu preparo para o exercício da cidadania.

DOAÇÕES - Em 21 de novembro do ano passado, no lançamento do projeto, 500 livros foram doados à Unidade Integrada Simar Pinto, e em maio deste, mais 800 livros serão entregues à Unidade Integrada Padre Edmilson de Sousa Freire.

Para o juiz, além de incentivar a leitura e promover a educação dos jovens, o projeto contribui para a “formação de acervos literários que passam a integrar o patrimônio didático das escolas”.

Os livros são entregues na Secretaria Judicial da 1 Vara de Buriticupu e em seguida destinados aos estudantes, com uma prévia análise, pelo magistrado, da maior necessidade entre as escolas municipais em funcionamento na comarca. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode participar, promovendo as doações dos livros.

A doação pode ser feita nos seguintes postos: Fórum Judicial e Moveplar (Buriticupu); Biblioteca do Tribunal de Justiça do Maranhão, Escola Superior da Magistratura do Maranhão, Livraria Leitura (Shopping da Ilha e São Luís Shopping) e Salão Must (São Luís) e Águia Sport (Santa Inês). Além desses, são parceiros permanentes do projeto: Ilumisol; Proagro, Nossa Gráfica Auto Posto Nº 2, Trilha Motos Distribuidora, Nosso Frango e blog Jô Fernandes.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação da Corregedoria
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

 

 

 

 

 

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2