Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

FÓRUM DE SÃO BENTO ESTÁ SEM INTERNET

O Fórum Judicial da comarca de São Bento está sem acesso à conexão de internet nesta quarta-feira (26). O problema já foi informado à empresa responsável e está aguardando reparos.

Busca ▼
ilustração cgj

ilustração cgj

FISCALIZAÇÃO | Comarca vai realizar inspeção no cartório extrajudicial de Barreirinhas

10
JAN
2019

13:10

O Poder Judiciário da Comarca de Barreirinhas vai realizar no dia 18 de fevereiro a inspeção extraordinária na serventia extrajudicial (cartório) do município. A inspeção, objeto de Portaria assinada pelo juiz titular Fernando Jorge Pereira, tem o objetivo de analisar os serviços prestados pela Serventia Extrajudicial, de modo a garantir a legalidade e a eficiência das atividades notariais, como base na Lei de Organização Judiciária. A instalação da inspeção será feita em ato público, na sala de audiências do fórum, ficando a solenidade de encerramento previamente marcada para o dia 22 de fevereiro de 2019.

Encerrando esse prazo, e caso os trabalhos ainda não estejam concluídos, haverá a prorrogação das atividades por mais cinco dias 05 (cinco) dias, mediante autorização do Corregedor Geral de Justiça. “Convocar para o ato de abertura os cartorários titulares, bem como os que se encontrem a responder por eles ou a substituí-los, os quais deverão diligenciar no sentido de serem apresentados os títulos de nomeação, designação ou os contratos que lhes digam respeito. Os atos das Serventias Extrajudiciais serão inspecionados conforme dispõe o Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e a Resolução nº 24/2009 do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, devendo as mesmas serem notificadas para tanto”, diz a Portaria.

O magistrado destaca que durante a inspeção não ficarão suspensos os trabalhos regulares na unidade jurisdicional, nem o atendimento ao público nas Serventias Extrajudiciais. “Determinar a expedição de edital anunciando a inspeção designada, convidar o povo em geral para trazer suas reclamações e sugestões, bem como encaminhar cópia desta Portaria para publicação no Diário da Justiça do Estado do Maranhão, valendo-se ainda de todos os meios de comunicação disponíveis ao juízo (sítio do Tribunal de Justiça na internet, rádios, periódicos, etc.)”, ressalta o juiz na Portaria.

Por fim, a Justiça determinou a expedição de convite às autoridades, entre as quais, ao promotor de Justiça de Barreirinhas, ao Prefeito, ao Presidente da Câmara Municipal e demais autoridades do Município, bem como ao representante da Ordem dos Advogados do Brasil, para participarem das solenidades de abertura e encerramento dos trabalhos, bem como para o acompanhamento dos serviços.

 


Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2