Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Juízas durante abertura do projeto em Vitorino Freire.

Juízas durante abertura do projeto em Vitorino Freire.

FAMÍLIA | Juízas desenvolvem projeto “Vínculos em Harmonia” na Comarca de Vitorino Freire

03
SET
2018

15:45

As juízas Ariane Mendes Castro Pinheiro (13ª Vara Cível de São Luís), Maria do Socorro Mendonça Carneiro (5ª Vara da Família de São Luís), e Josane Araújo Farias Braga (2ª Vara de Vitorino Freire) realizaram, no último dia 27, a primeira etapa do projeto “Vínculos em Harmonia” na Comarca de Vitorino Freire (320km da Capital), visando a pacificação dos conflitos e redução processual das demandas de Família.

A juíza titular da 2ª Vara de Vitorino Freire e responsável pelo julgamento das demandas de Direito de Família convidou as pessoas partes em processos de Família para participarem do projeto. Foram convidados também, membros de secretarias do município e servidores da comarca.

Constelação Familiar é uma abordagem de natureza fenomenológica e sistemática, onde é possível se observar os campos do sistema familiar, com o propósito de identificar as cargas emocionais que dão origem aos desequilíbrios, bem como o caminho para a solução dos conflitos.

A juíza Ariane Mendes proferiu palestra, desenvolvendo a prática das constelações com duas pessoas que solicitaram a participação de forma voluntária. A magistrada é pós-graduanda em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule/Faculdade Innovare. “Vejo nas Constelações Familiares uma forma de humanizar a Justiça, pois as partes em litígio conseguem observar o que de fato está por trás daquele conflito, trazendo à compreensão a causa raiz que lhes movem ao problema. Através dessa percepção emergem novas possibilidades, facilitando a solução harmônica da questão", frisa a juíza palestrante.

Para a juíza Josane Braga, as constelações familiares surgem, potencialmente, como opção sólida de solução de demandas no judiciário. “Diante de um quadro crescente de demandas, o Poder Judiciário tem investido na resolução dos conflitos mediante autocomposição e nesse cenário as Constelações Familiares surgem como de vanguarda”, ressalta a magistrada.

A segunda etapa do projeto “Vínculos em Harmonia” deve ocorrer no próximo dia 10 de dezembro, na Comarca de Vitorino Freire.

MÉTODO – O método “Constelações Familiares” foi criado pelo filósofo, teólogo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Chega ao Judiciário com o propósito de dar uma nova visão ao Direito, através da observação de como as leis sistêmicas interferem nos conflitos. A abordagem sistêmica foi introduzida no Poder Judiciário através do juiz Sami Storch do Tribunal de Justiça da Bahia (TJMA), que iniciou a utilização do método em sua comarca e observou um aumento considerável no número de conciliações.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2