Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Corregedor reuniu com advogados de Pinheiro nesta quinta, 11

Corregedor reuniu com advogados de Pinheiro nesta quinta, 11

BAIXADA | Corregedor-geral reúne com advogados da comarca de Pinheiro

11
JUL
2018

15:32

Nesta quarta-feira (11), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, reuniu-se com um grupo de advogados militantes de Pinheiro, para receber as principais demandas da classe sobre o funcionamento da comarca. A reunião aconteceu no Fórum local, com a participação do juiz Holídice Cantanhede, titular do Juizado Especial. Desde a última terça-feira (9), equipe de servidores da CGJ-MA e o juiz auxiliar Raimundo Bogéa prestaram orientações aos servidores e juízes de Pinheiro, propondo medidas de gestão para otimização do fluxo processual nas secretarias judiciais, a partir do diagnóstico de cada unidade.

O corregedor apresentou aos advogados o Programa de Enfrentamento à Taxa de Congestionamento Processual, da CGJ-MA, que objetiva oferecer medidas de apoio às unidades judiciais mais congestionadas do Estado, por meio da identificação dos problemas e implementação de ações de melhoria - como a atuação do Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais – NAUJ, entre outras. Ele falou sobre as comarcas já visitadas pela equipe da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e as medidas implementadas.

O desembargador também ressaltou a ampliação da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Justiça de 1º Grau e informou sobre os principais atos da CGJ-MA editados para agilizar a tramitação processual no Estado, como os Provimentos que tratam da ampliação das audiências de Custódia e da regulamentação da execução de atos ordinatórios pelas secretarias judiciais.

Os advogados ressaltaram o bom trabalho desenvolvido pelos juízes da comarca de Pinheiro, relatando dificuldades relacionadas a estrutura física, deficiência do número de servidores, excesso da demanda processual e necessidade de instalação da terceira vara. Eles também ressaltaram problemas relacionados à má qualidade da rede de internet oferecida na cidade, o que dificulta a adaptação ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O desembargador Marcelo Carvalho Silva explicou sobre as dificuldades orçamentárias do Poder Judiciário, principalmente em relação à nomeação de novos servidores. Ele informou que a CGJ incluirá Pinheiro entre as comarcas a serem atendidas pelo Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ), que atuará implementando ações de apoio e de orientação para otimizar a tramitação dos processos. “Levaremos todas as reivindicações apresentadas pelos juízes e advogados aos membros do TJMA, especialmente ao presidente, buscando melhorias nas condições e nos serviços da comarca”, afirmou.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2