Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Equipe da comarca de Timon durante Semana de Valorização da Mulher

Equipe da comarca de Timon durante Semana de Valorização da Mulher

VALORIZAÇÃO | Juízes do interior realizam ações de combate à violência contra as mulheres

18
JUN
2018

10:00

Na última semana, o Poder Judiciário promoveu a III Semana Estadual de Valorização da Mulher, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER/TJMA). No interior, 30 comarcas aderiram ao movimento que chama atenção da sociedade para o combate à violência de gênero e a importância de denunciar. Entre as comarcas que participaram do movimento estão Cantenhede, Igarapé Grande, Tutóia e Timon.

Em Cantanhede, o juiz Paulo do Nascimento Júnior apresentou uma palestra alertando estudantes sobre as formas de violência e os direitos assegurados, especialmente com a Lei Maria da Penha. O secretário judicial Francisco Vinícus Santos e o assessor judicial, Mário Botelho, também participaram da palestra, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação.

TUTÓIA - Em Tutóia, as ações aconteceram no Auditório da Secretaria de Educação, com a participação de estudantes, movimentos sociais e comunidade em geral. A abertura foi feita na quinta-feira (14), pelo juiz Francisco Eduardo Girão, titular da unidade. Na sexta-feira (15), aconteceu uma caminhada pelas ruas da cidade, com faixas e distribuição de informativos.

A programação contou ainda com várias palestras, alertando as mulheres sobre as formas de violência; as garantias da Lei Maria da Penha; gravidez; prevenção de doenças; além de atendimentos de várias especialidades médicas, atendimentos diversos, aula funcional e sorteio de brindes.

TIMON - Já na comarca de Timon, uma palestra sobre o direito das mulheres foi apresentada na última sexta-feira (15), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento foi aberto pelo juiz Francisco Soares Júnior, Diretor do Fórum e contou com a participação da juíza Susi Ponte, titular da 2ª Vara Cível, da Coordenadora do CRAS IV, Katiuscia Saldanha e da Coordenadora Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Profa. Maria Divina.

A palestra abordou as temáticas Combate à violência doméstica, Violência de gênero, Cultura do estupro e Feminicídio. A psicóloga forense e palestrante, Katariny Santos traçou um paralelo com a definição de cada tema, trazendo para as mulheres atendidas pelo CRAS IV a discussão sobre questões pertinentes à violência de gênero, com enfoque na garantia dos direitos fundamentais da mulher na sociedade.

IGARAPÉ GRANDE – Durante a abertura dos festejos juninos em Igarapé Grande, na última quinta-feira (14), o juiz Alexandre Magno Nascimento de Andrade e os servidores da unidade entregaram cartilhas informativas e orientaram as pessoas sobre o problema da violência de gênero, com o objetivo de alertar tanto homens quanto mulheres sobre a importância de denunciar os crimes.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2