Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

COMARCA DE PIO XII COM PROBLEMAS NA TELEFONIA FIXA

Os telefones fixos da Vara Única de Pio XII encontram-se inoperantes. A unidade judicial informa que advogados e público em geral podem contatar a Secretaria Judicial pelo e-mail (vara1_pio@tjma.jus.br) ou pelo número whatsapp (98-9-8400-3949).

Busca ▼
Audiência por videoconferência foi realizada nesta quinta-feira (24)

Audiência por videoconferência foi realizada nesta quinta-feira (24)

CHAPADINHA | Unidade judicial realiza primeira audiência por videoconferência

25
MAI
2018

12:24

A juíza Welinne Coelho, titular da 2ª Vara de Chapadinha, presidiu nesta quinta-feira (24) a primeira audiência por videoconferência da unidade, com uma parte que reside na cidade de Mineiros (Goiás). De acordo com informações da comarca, a audiência tratou sobre a guarda de uma criança e participaram as partes interessadas e seus advogados, bem como representante da Promotoria. Acompanharam a videoconferência também a Secretária Judicial Josieli Monteles, a analista Ilze Katarine Ribeiro, a assistente social Amanda Lustosa e uma servidora da Comarca de Mineiros. As partes chegaram a um acordo sobre a guarda do filho.

Conforme declarações da magistrada, a audiência por videoconferência é um marco para o Judiciário em Chapadinha e contribui com a celeridade processual, além da redução de gastos e melhoria da eficácia na prestação jurisdicional. A magistrada ressaltou ainda o empenho e colaboração dos servidores envolvidos na ação. “Sobre a logística para que tudo transcorresse de forma correta, há de se enfatizar o trabalho do setor da Informática da Comarca de Mineiros, em Goiás, e do Tribunal de Justiça do Maranhão, que realizaram vários testes com os equipamentos, tornando possível a realização da audiência com sucesso”, observou a juíza.

LEGISLAÇÃO - A utilização da ferramenta está prevista no Novo Código de Processo Civil (artigo 334, § 7º), que prevê a possibilidade de o juiz ouvir as partes que residam em comarca, seção ou subseção judiciária diversa daquela onde tramita o processo, por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão e recepção de sons e imagens em tempo real, que poderá ocorrer, inclusive, durante a audiência de instrução e julgamento.

Já a Resolução N° 61/2016, do Tribunal de Justiça do Maranhão, dispõe sobre a utilização do sistema de videoconferência para realização de audiências no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. O documento ressalta que o sistema permite maior celeridade na conclusão do processo criminal, atendendo a artigo da Constituição Federal, concernente à duração razoável do processo. “Havendo disponibilidade de recursos financeiros e adequação técnica, o sistema de videoconferência será implantado nas unidades judiciais”, destaca a Resolução do TJMA.


Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2