Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

SUSPENSÃO PARCIAL DE EXPEDIENTE EM BURITICUPU, DIA 21

Em razão da entrega de livros arrecadados pela 1ª Vara de Buriticupu, a ser realizada nesta quarta-feira (21), às 10h, o expediente na unidade estará suspenso na referida data, das 8h às 14h, de acordo com decisão do corregedor-geral da Justiça.

Busca ▼
Juiz Marcelo Farias realizou palestra para estudantes no auditório do fórum local. (Foto: José Fernando).

Juiz Marcelo Farias realizou palestra para estudantes no auditório do fórum local. (Foto: José Fernando).

LAGO DA PEDRA | Juiz realiza palestra para estudantes da rede municipal de ensino

11
MAI
2018

08:53

Na tarde da última quarta-feira (9), o juiz Marcelo Santana Farias, titular da 1ª Vara da comarca de Lago da Pedra, proferiu palesta para 140 estudantes de 12 a 17 anos de idade, alunos da Escola Deputado Waldir Filho, da rede municipal de Lago da Pedra. A palestra teve como tema “Drogas, indisciplina, respeito ao próximo e ao patrimônio público”.

Na palestra, o magistrado alertou os estudantes do sexto ao nono ano sobre temas como tolerância às drogas, ressaltando a necessidade de quantidades cada vez maiores de entorpecentes para se alcançar os efeitos do uso anterior; síndrome de abstinência, quando os usuários podem sofrer sintomas como convulsões, hiperatividade, insônia, tremores, alucinação, entre outros.

O juiz também abordou o risco de overdose no uso de drogas, quando o organismo é exposto a altas doses de substâncias químicas como drogas, medicamentos, álcool e outras; ressaltando também a relação entre o uso de drogas e a depressão.

Outra questão tratada foi a indisciplina que, para ele, é um fenômeno que ultrapassa fronteiras socioculturais e econômicas, com reflexos na escola, família e meio social. “Para uma educação idealmente construída, a disciplina deveria ser consequência voluntária da escolha livre e, como consequência da disciplina, a liberdade deveria enriquecer-se de possibilidades, não sendo antagônicos os dois princípios de liberdade e de disciplina”, frisou.

O juiz também conversou comportamento; crise de autoridade; e alertou os jovens sobre os cuidados com a alimentação e importância de exercícios físicos. “Não há no livro fórmulas rápidas. Além disso, a preocupação é com saúde e qualidade de vida e não com estética, o que já deixa as lições bem longe dos modismos”, ressaltou.

A palestra foi um convite da diretora da Escola Deputado Waldir Filho, Rosângela Maria da Silva Moura.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2