Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Corregedor solicitou apoio da TV Assembleia para veiculação de programa do Poder Judiciário (Foto: Josy Lord)

Corregedor solicitou apoio da TV Assembleia para veiculação de programa do Poder Judiciário (Foto: Josy Lord)

PROXIMIDADE | Corregedor-geral propõe programa do Judiciário na TV Assembleia

29
JAN
2018

12:55

Nesta segunda-feira (29), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, realizou visita institucional à Assembleia Legislativa do Maranhão, quando conversou com o presidente da Casa, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB). O corregedor e o deputado trataram da importância da construção de uma relação harmônica entre os Poderes, em respeito às disposições constitucionais e à manutenção da democracia, que é uma das principais garantias da sociedade. Eles também falaram da estrutura e atuação do Legislativo e do Judiciário, dificuldades e medidas que podem melhorar o atendimento e a aproximação com a comunidade.

Na ocasião, o corregedor-geral solicitou o apoio do Legislativo, por meio da TV Assembleia, para criação e veiculação de programa com o objetivo de aproximar o Judiciário da população, através de vídeos que facilitem a compreensão da comunidade sobre o papel da Justiça, a serem produzidos pelas assessorias de Comunicação do Tribunal de Justiça (TJMA) e da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA).

Ele ressaltou que a ideia também é uma pretensão do presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, propondo que a produção conte com a participação de juízes, desembargadores, defensores, advogados, professores e promotores de Justiça, entre outros, podendo inclusive ser oferecida às escolas, de forma a contribuir na educação de crianças e jovens quanto ao esclarecimento de seus direitos e funcionando como mais um canal de proximidade entre as Justiça de 1º e 2º Graus e a sociedade.

O corregedor destacou também a importância de quebrar a barreira da linguagem, já que o uso de termos técnicos e jurídicos dificultam a compreensão do cidadão comum. “Muitas vezes nós, juízes, pronunciamos um julgamento e a parte não compreende se foi vencedor ou perdedor”, observou.

O deputado Othelino Neto afirmou que a estrutura da TV Assembleia está à disposição do Judiciário, observando que também é um objetivo do Legislativo e da TV Assembleia divulgar informações de interesse da sociedade, uma vez que se trata de uma estrutura do Poder Público e que deve servir aos interesses da comunidade. A parceria será definida por meio da assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre os Poderes Legislativo e Judiciário.

O deputado também parabenizou o desembargador Marcelo Carvalho pela eleição ao cargo de corregedor que, para ele, está bem representado por um juiz de carreira e que conhece na prática as necessidades das comarcas do Maranhão.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

(98) 3198-4624

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, siga o nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2