Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Juiz Marco Antonio agradece a confiança do corregedor e a parceria dos colegas de trabalho.

Juiz Marco Antonio agradece a confiança do corregedor e a parceria dos colegas de trabalho.

SECRETARIA DIGITAL | Corregedor empossa novo juiz coordenador da unidade

23
JAN
2018

13:50

Em ato presidido nesta terça-feira (23), pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, no Fórum de São Luís (Calhau), o juiz Marco Antônio Netto Teixeira (5ª Vara da Fazenda) assumiu o cargo de coordenador da Secretaria Judicial Única Digital da Fazenda Pública (SEJUD), em substituição ao magistrado Cícero Dias de Sousa Filho (4ª Vara da Fazenda). “Desejo ser tratado como um colega de trabalho. Que haja entre nós uma comunhão de ideias e objetivos, porque a turbina afiada trabalha mais rápido e o avião anda melhor”, disse o novo coordenador.

O corregedor Marcelo Carvalho agradeceu o trabalho desenvolvido pelo juiz Cícero Dias, que classificou como “indispensável” para o sucesso da Secretaria Digital, e formulou votos de pleno êxito ao novo coordenador, a quem colocou à disposição a estrutura da Corregedoria. “Conte com o nosso apoio. Não mediremos esforços para dotar esta unidade de plenas condições de funcionamento, porque assim atenderemos melhor a população”.

A cerimônia foi assistida por juízes da Fazenda Pública, Luzia Neponucena (1ª Vara), Carlos Henrique Veloso (2ª Vara) e Jamil Aguiar da Silva (6ª Vara), além de magistrados de outras unidades judiciais. O diretor do Fórum, Edilson Caridade, disse que é importante investir no processo digital, especialmente no momento em que se tenta racionalizar custos e otimizar resultados. “A digitalização representa o presente e o futuro”.

O novo coordenador defendeu que os juízes ligados à SEJUD e os próprios servidores atuem como uma grande equipe. “Em face da enorme demanda de serviços, é importante que trabalhemos em sintonia pelo bem dos jurisdicionados”. Segundo ele, a Secretaria Digital é o presente, que se estenderá para o futuro. “Que se pense grande e tenha boas ideias”.

Desempenho - Cícero Dias agradeceu o reconhecimento do trabalho realizado à frente da Secretaria Digital e disse torcer para que o seu sucessor alcance resultados ainda melhores. Sob o comando dele, a SEJUD realizou em 2017, nos sete meses de funcionamento, 289.627 tarefas – expedição de intimações e de documentos, atos ordinatórios, certidões, entre outros. Nesse período, foram arquivados 2.536 processos e 5.961 cartas precatórias das varas da Fazenda e 1º Juizado da Fazenda, unidades judiciais que estão sob a gestão da secretaria que é um modelo unificado para tramitação exclusiva de processos judiciais eletrônicos (Pje).

Criada com o objetivo de reduzir o índice de congestionamento processual das varas, a Secretaria Digital funciona por meio de uma unidade dividida em três partes: processamento (cumprimento das deliberações do gabinete do magistrado); movimentação (controle de prazos, etc); e atendimento ao público. O projeto parte da ideia da unificação de secretarias, por meio da qual uma só estrutura concentra as tarefas das unidades da fazenda pública, cumprindo despachos, decisões e sentenças exarados em processos eletrônicos, enquanto as unidades continuam com os cumprimentos dos processos físicos.

Atualmente tramitam nas sete Varas da Fazenda (1ª a 7ª) e no Juizado Especial mais de 43 mil processos eletrônicos, inclusive cartas precatórias. Estão fora da gestão da Secretaria Digital as três varas de Execução Fiscal (8ª a 10ª).

 

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa.

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2