Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Corregedora Anildes Cruz participa do encerramento das atividades da CSI em Paço do Lumiar.

Corregedora Anildes Cruz participa do encerramento das atividades da CSI em Paço do Lumiar.

PAÇO DO LUMIAR | Comissão Sentenciante encerra atividades com treinamento de servidores

Corregedora Anildes Cruz prestigiou o ato e conversou com servidores da unidade judicial

14
NOV
2017

14:16

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Cruz, participou, na última sexta-feira (10), na 2ª Vara do Termo Judiciário de Paço do Lumiar, do encerramento das atividades realizadas pela Comissão Sentenciante Itinerante (CSI) designada para dar suporte, desenvolver atividades previstas no Planejamento Estratégico da CGJ, e atuar na redução do índice de congestionamento processual da unidade judiciária.

A Comissão Sentenciante ministrou treinamento específico aos servidores da unidade no período de 16 de agosto a 14 de setembro, em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão. O treinamento consiste na participação do servidor no Curso “Desenvolvimento de Equipes”. O curso explora aspectos interpessoais, gestão de competência, e organização do ambiente de trabalho.

O psicólogo do TJ, Eliandro Araújo, parceiro da CSI em várias ações ao longo dos últimos dois anos, explica que o treinamento dos servidores é feito em forma de palestra e desenvolvimento de dinâmicas de grupo, abordando temáticas relacionadas às atividades diárias, a partir das percepções extraídas das unidades judiciárias nas quais atuam a Comissão Sentenciante. “Desenvolvemos um momento de sensibilização, verificando dificuldades, ouvindo demandas, os problemas vivenciados e propondo soluções apresentadas pelos próprios servidores das unidades em treinamento. O objetivo principal com o treinamento é levar o servidor a ser gestor da situação que está inserido”, explicou.

A corregedora Anildes Cruz prestigiou o encerramento do treinamento ministrado na 2ª Vara de Paço do Lumiar, dialogou com servidores e agradeceu aos integrantes da Comissão Sentenciante e Diretoria de RH pelo trabalho desenvolvido. “Em 2016, por meio de provimento, reformulamos o modo de atuação da Comissão Sentenciante, que passou a ter um olhar voltado para o fator humano, e busca estabelecer um ambiente integrado e motivado de trabalho nas unidades judiciais em que atua”, observou a desembargadora.

A Comissão Sentenciante Itinerante apresentou à corregedora-geral um relatório das atividades realizadas em Paço do Lumiar. Dentre as sugestões elencadas em relatório, estão a: - necessidade de estabelecer novas rotinas; - treinamento com foco no gerenciamento de pessoas; - melhorar o aperfeiçoamento profissional; - criar ferramentas de gestão; - criar um espaço para fomentar dialogo individual e em grupo, dentre outros.

Segundo Hayla Vanessa, servidora da Comissão Sentenciante, a 2ª Vara de Paço do Lumiar possui uma equipe de servidores com grande potencial a ser desenvolvido. “A realização de treinamento para desenvolvimento de competências, nas áreas técnica e de gestão de recursos e pessoas, para os gestores dessa unidade judicial, possibilitará a médio prazo uma mudança positiva no atual cenário”, ressaltou Hayla.

Para Ana Paula, servidora da unidade, que falou em nome dos colegas, o treinamento contribuiu em aspectos de integração da equipe e desenvolvimento das atividades laborais.  “A motivação e incentivo proporcionados por esse treinamento, nos prepara ainda mais para o enfrentamento das demandas diárias de secretaria. Agradecemos o apoio da corregedora Anildes Cruz, Comissão Sentenciante, e Diretoria de RH, por nos ouvir e encaminhar as sugestões”, frisou a servidora.

As juízas Vanessa Clementino Sousa (titular da 2ª Vara e diretora do Fórum local); Joelma Sousa Santos (Juizado Especial Cível e Criminal); e Sara Gama (auxiliar da CGJ), acompanharam a corregedora Anildes Cruz no evento.

 

 

Edgar Ribeiro

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2