Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
A Juíza Joseane Bezerra, titular da 3ª Vara da Família, presidiu a cerimônia.

A Juíza Joseane Bezerra, titular da 3ª Vara da Família, presidiu a cerimônia.

SÃO LUÍS | Casamento Comunitário da 3ª Vara da Família reúne 232 casais evangélicos

13
NOV
2017

11:45

Com 53 anos vivendo juntos, os aposentados José da Conceição Ramos, 83, e Carmina Ferreira Cunha, 75, oficializaram a união, no último sábado (11), no Casamento Comunitário, organizado pela 3ª Vara da Família de São Luís, em parceria com a Igreja Assembleia de Deus da Vila Cafeteira e com o apoio da Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) e da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA). A cerimônia, pela manhã, no fórum (Calhau), selou a união de 232 casais evangélicos. Os casamentos foram celebrados por nove juízes e reuniu pastores de várias igrejas da capital, familiares e convidados dos noivos.

Durante a cerimônia, o diretor do fórum, Sebastião Lima Bonfim, recebeu homenagem dos pastores e convidados por ser um dos fomentadores do Casamento Comunitário, em especial do casamento de evangélicos, e por sua gestão sempre ter dado apoio à realização do projeto. No ano passado, outros 124 casais evangélicos selaram a união em solenidade também no fórum. Devido a outro compromisso institucional agendado anteriormente, Sebastião Bonfim não compareceu ao evento e foi representado na cerimônia pelo juiz Clésio Coelho Cunha.

A iniciativa integra o projeto “Casamentos Comunitários”, organizado pelo Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Corregedoria Geral de Justiça. Na solenidade de sábado (11), a juíza auxiliar da CGJ, Sara Gama, representou a corregedora, desembargadora Anildes Cruz. A cerimônia foi presidida pela juíza titular da 3ª Vara da Família de São Luís, Joseane de Jesus Corrêa Bezerra, e a bênção ficou com o pastor Daniel Mendes. Celebraram os casamentos também os juízes de São Luís, José Gonçalo de Sousa Filho, Adelvan Nascimento Pereira e José Edilson Caridade Ribeiro e os magistrados Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho (Governador Nunes Freire), Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues (Raposa) e Haderson Rezende Ribeiro (Dom Pedro).

Um dos momentos mais emocionantes, foi a troca de alianças entre os aposentados José da Conceição Ramos e Carmina Ferreira Cunha, que já constituíram uma família há 53 anos e têm cinco filhos, mais de 10 netos e cinco bisnetos. Eles são evangélicos há 30 anos, membros da Igreja Universal do Reino de Deus, na Vila Roseana Sarney, bairro onde moram, no município de Paço do Lumiar (MA). “Estamos casando agora porque Deus nos permitiu”, disse o marido. “Só com o casamento podemos alcançar a salvação”, complementou a esposa.

Emocionados também estavam Francisco Faustino dos Santos, 64, e Maria José Silva Macedo,55, que já vivem juntos há 15 anos, e se tornaram membros da Igreja Batista do bairro Novo Horizonte (Paço do Lumiar) há três anos. “Tudo acontece no tempo de Deus e agora foi o momento de oficializar o casamento”, afirmou o marido que é deficiente visual desde 1993, antes de conhecer a futura esposa.

Entre os casais mais jovens estavam Carlos Adriano Brito Ferreira, 26, e Fernanda Lima Oliveira, 22, que começaram a namorar há dois anos e logo se convertam à religião evangélica. “Nos conhecemos no momento mais difícil da minha vida; quando minha filha, ainda bebê, estava internada em uma UTI. Ele foi a pessoa que mais me apoiou naquela época”, disse a dona de casa, que aguarda com ansiedade a saída do marido do regime semiaberto para cumprimento de pena no regime aberto. “Deus quis que nos uníssemos para viver verdadeiramente uma família”, afirmou Carlos Adriano.

 

Valquíria Santana

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa.

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2