Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Espaço da VIJ na SALIMP.

Espaço da VIJ na SALIMP.

CIDADANIA | Vara da Infância faz atendimento ao público durante Feira de Livro de Imperatriz

01
NOV
2017

14:34

A Vara da Infância e Juventude de Imperatriz, que tem como titular o juiz Delvan Tavares, está participando do Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP), que ocorre de 27 de outubro a 5 de novembro. A unidade judicial está com um “stand” no evento, sob coordenação do comissariado da juventude. Os comissários efetivos da vara realizam atendimento ao público em serviços como autorização de viagem e de documentos.

Durante os primeiros dias da SALIMP foram realizadas mais de 70 autorizações de documentos. Além disso, a Vara da Infância está organizando uma série de palestras para o público participante da feira. A primeira palestra aconteceu na segunda-feira, dia 30 de outubro, com o tema “Os Caminhos que Levam à Delinquência Infantojuvenil”, ministrada pelo juiz Delvan Tavares. De acordo com informações da vara, o público da palestra foi composto de alunos de escolas públicas municipais, a exemplo das escolas Hebe Cortez e Darcy Ribeiro.

Para o magistrado, a feira é uma oportunidade do Judiciário estar mais perto da população. "Esse espaço nos possibilita conversar os estudantes, que são o futuro da sociedade", avaliou Delvan Tavares.

A segunda palestra aconteceu na terça, dia 31 de outubro, e apresentou o tema “Mediar para Educar: A Mediação Como Instrumento de Pacificação na Escola” ministrada pela juíza Ana Beatriz Maia, titular da 2ª Vara Cível de Imperatriz. O público alvo, novamente, foi de estudantes de escolas públicas municipais.

No mesmo dia foi ministrada outra palestra, para estudantes da Escola Privada Cebama, que teve como tema “Ler, Pensar e Escrever: Conscientizar Para Transformar”. A temática, envolvendo diretrizes do projeto de mobilização contra a corrupção, foi proferida pelo promotor de Justiça Alenilton Santos. Na parte da noite do dia 31 ocorreu outra palestra  “A responsabilidade dos pais na criação dos filhos”, pelo defensor público Fábio Carvalho. Pais e alunos do IFMA local prestigiaram o evento.

Também no espaço da Vara da Infância e Juventude de Imperatriz, estagiárias da área de Serviço Social prestam atendimento ao público sobre os procedimentos de adoção, sob a coordenação da Analista - Assistente Social, Enilde Maria. A secretaria da vara informou que o stand virou espaço público de leitura, e que vários alunos aproveitaram para ler o material de divulgação à disposição  como: revistas, cartilhas e folder´s.

 

Michael Mesquita

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2