Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Clique para fechar

MARACAÇUMÉ | Linha telefônica com problema

A linha telefônica referente ao número (98)3373-1528 - Distribuição e Secretaria Judicial da comarca de Maracaçumé está com problemas desde esta segunda-feira, 17. Uma queda de energia na manhã desta terça-feira (18) também prejudica a conexão de internet da 1ª Vara, que está operando com dificuldades. O reparo dos problemas já foi solicitado.

Clique para fechar

PINHEIRO | Fórum está sem internet desde terça-feira, 18

O Fórum da Comarca de Pinheiro está sem internet desde a manhã desta terça-feira (18). Conforme o comunicado, foi aberta uma chamada junto ao Tribunal de Justiça e técnicos da Oi diagnosticaram rompimento de cabo de fibra óptica. Ainda não há previsão para a normalização da internet no fórum pinheirense. Sem internet, os trabalhos ficam comprometidos pois não há possibilidade de utilização dos sistemas do Judiciário, a exemplo do Themis PG, de movimentação processual, e Digidoc, de movimentação de documentos internos. As atividades não foram suspensas no fórum e o atendimento está sendo manual. A Comarca de Pinheiro é de Entrância Intermediária e pertence ao Polo de Pinheiro. O fórum possui duas varas e um Juizado Especial Cível e Criminal. Os termos judiciários da comarca são os municípios de Pedro do Rosário e Presidente Sarney.   Michael Mesquita Assessoria de Comunicação Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão asscom_cgj@tjma.jus.br www.facebook.com/cgjma 

Busca ▼

Treinamento de registradores e notários prepara implantação da Central Única dos Cartórios no Maranhão

07
JUN
2016

10:13

Delegatários de serventias extrajudiciais de todo o Maranhão serão submetidos a um treinamento preparatório para o uso do sistema da “Central Única dos Cartórios”, que será implantada no dia 17 de junho, durante a realização do II Ciclo de Debates dos Notários e Registradores do Maranhão, no Fórum de São Luís, com a participação da desembargadora Anildes Cruz, corregedora geral da Justiça.

O treinamento será ministrado no dia 16 de junho, das 17h às 20h, no auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão, na Rua do Egito, Centro, por uma equipe coordenada pelo analista de sistemas Adriano Azevedo Marinho, diretor da empresa que desenvolveu o sistema da Centra Única dos Cartórios.

O treinamento é destinado a todos os notários e registradores do Maranhão, que vão conhecer a sistemática de assinatura digital, protocolo Eletrônico e o procedimento de alimentação do Banco de Dados Simplificado da Central, dentre outras funcionalidades do sistema. A Central abrange todas as atribuições, e os registradores deverão alimentar diariamente o sistema, com a entrada dos dados dos atos registrais realizados.

Na Central Única funcionará o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), exigido pelo Provimento nº 47 do CNJ. Nesse módulo os usuários poderão apresentar títulos eletronicamente para registro, pedir e obter certidões digitalmente, pesquisar bens e direitos, dentre outras funcionalidades. O módulo de certidões Online será utilizado obrigatoriamente por todos os notários e registradores.

Haverá ainda a penhora online, para que os magistrados estaduais possam enviar aos cartórios de registro de imóveis os mandados de penhora sem depender do envio do documento materializado em papel, estabelecendo trâmite mais célere. Os magistrados poderão efetuar busca na Central para localizar bens em nome dos devedores, podendo então enviar diretamente à serventia específica o mandado de penhora.

A Associação dos Titulares de Cartórios do Maranhão (ATC/MA) será responsável por manter a Central Única dos Cartórios em funcionamento.“A expectativa é que essa sistemática diminua consideravelmente o tempo de registro das penhoras”, informou o tabelião do 1º Cartório do 1º Ofício de Porto Franco, José Eduardo de Moraes, vice-presidente da ATC-MA.

 

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

(98) 3198-4636/ 3198-4624.

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2