Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Crianças que participam do projeto

Crianças que participam do projeto

Passagem Franca: alunos de projeto da comarca ganham 24 medalhas em competição de judô

14
OUT
2013

15:01

Um campeonato de judô realizado nesse fim de semana na capital maranhense teve entre os medalhistas 24 participantes do programa “Caminho Suave para a Cidadania”, da Comarca de Passagem Franca. No quadro geral da IX Copa Monte Branco de Judô, o programa obteve o 5º lugar na classificação.

Do total de medalhas, foram dez de ouro, oito de prata e seis de bronze.

“Foi um excelente resultado, especialmente quando se tem em vista que o programa foi iniciado há apenas seis meses e meio. Os atletas e o professor Kácio estão de parabéns pelo resultado”, analisa o titular da comarca e idealizador do projeto, juiz David Mourão Guimarães de Morais.

Segundo o magistrado, a competição envolveu mais de 600 participantes de 14 agremiações dos Estados do Maranhão e Piauí, uma delas treinada pelo técnico da judoca Sara Menezes.

Quem também comemorou o resultado foi o treinador dos atletas da comarca, o professor Kácio Santos, que revelou ter ficado emocionado ao ouvir a confirmação do resultado final. “Foi muito bom ouvir o nome do programa ser chamado para receber o troféu de 5º lugar geral. Fiquei muito feliz pelo desempenho dos atletas”, diz.

Nas palavras do juiz David Mourão essa é a segunda participação de atletas do programa em competições do tipo. De acordo com o magistrado, na primeira, realizada em abril, na cidade de Floriano, no Piauí, os integrantes do “Caminho Suave para a Cidadania” conquistaram o terceiro lugar na classificação geral.

Caminho Suave - Instituído através da Portaria nº 04/2013, da Comarca de Passagem Franca, o programa “Caminho Suave para a Cidadania é voltado para a inclusão social de crianças e adolescentes através da prática esportiva do judô. Organizado pelo juiz da comarca, o programa conta com o apoio do promotor de Justiça da Comarca, Carlos Pinto de Almeida Júnior, e do município de Passagem Franca.

O nome evoca o significado da palavra judô em japonês: caminho suave.

Segundo o juiz, participam atualmente do programa cerca de 100 integrantes. A faixa etária contempla participantes de 4 a 30 anos, mas a grande maioria de atletas é de crianças e adolescentes, afirma.

Qualquer pessoa pode participar, informa o magistrado. Os critérios são dois: com a comprovação da baixa renda, sem custos para o participante; ou sem essa comprovação, quando é cobrada do atleta a taxa de R$ 25,00 pela participação,  valor revertido para o projeto.

 

Marta Barros

Assessoria de Comunicação da CGJ-MA

http://tjma.jus.br/cgj

asscom_cgj@tjma.jus.br

(98) 3198-4624

Para acompanhar as notícias do Poder Judiciário, curta nossa página no Facebook.

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2