Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Bibliotecas

Links úteis de Bibliotecas virtuais

Sugestões para consulta

A ESMAM acredita que a educação é o melhor instrumento para transformação. Por isso, busca sempre fornecer ao seu alunado, composto pelos magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, as ferramentas necessárias para também construírem, autonomamente, suas estratégias de capacitação, de reinvenção e de aperfeiçoamento contínuo, como profissionais e como cidadãos.

E, nesse contexto, a ESMAM fornece neste espaço uma coletânea de links para bibliotecas virtuais que disponibilizam na rede mundial de computadores, de forma gratuita, consulta a documentos e obras de diversas área de conhecimento.

SciELO

A Scientific Electronic Library Online - SciELO Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos. Além da pesquisa básica e avançada é possível consultar as coleções por países: Brasil, Portugal, Espanha, entre outros.

http://www.scielo.org

Biblioteca Nacional

O Portal Institucional da BN consolida informações sobre a instituição, bem como seu acervo e serviços, permitindo o acesso aos Catálogos online, ao acervo da BNDigital e ao conjunto de serviços disponibilizados via Internet.

https://www.bn.br/

 

Biblioteca Digital Jurídica

A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.

http://bdjur.stj.jus.br/jspui/

 

Biblioteca Digital do Senado Federal

A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

http://www2.senado.leg.br/bdsf/page/sobre

 

Biblioteca Digital do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) 

A Biblioteca Digital do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) é uma ferramenta de apoio à pesquisa para tornar mais ágil o acesso e obtenção de informações e documentos da sua produção acadêmica e científica.

http://www.idp.edu.br/dspace

 

Biblioteca Virtual sobre Corrupção (BVC)

A Biblioteca Virtual sobre Corrupção (BVC) é um projeto da Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), cujo objetivo é promover a pesquisa e a divulgação de informações relacionadas com as seguintes áreas: defesa do patrimônio público, incremento da transparência da gestão, controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção, entre outros.

https://bvc.cgu.gov.br/home.jsp

 

Biblioteca Virtual de Direito, Economia e Ciências Sociais

Obras variadas (livros eletrônicos, periódicos, teses, dicionários e vídeos) em espanhol nas áreas de Direito, Economia e Ciências Sociais.

http://www.eumed.net/

 

IUSDATA
Base de Dados de referência da área de Direito, contendo artigos de periódicos da Biblioteca da Faculdade de Direito da USP.
http://143.107.2.22/w2sdi.htm

 

EUR-Lex

A base EUR-Lex oferece acesso gratuito ao direito da União Europeia e a outros documentos de caráter público. Este site está disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia, contendo 3 milhões de documentos. A base de dados é atualizada diariamente e todos os anos são acrescentados cerca de 12.000 documentos.

http://eur-lex.europa.eu/homepage.html?locale=pt

 

Latindex
Base de dados multidisciplinar  que concentra informações sobre publicações técnico-científicas editadas nos países da América Latina e Caribe,  Espanha e Portugal. Criada em 1995 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), passou a ser uma rede de cooperação regional a partir de 1997. 
http://www.latindex.unam.mx/index.html

 

Spell – Scientific Periodicals Electronic Library

É um sistema de indexação, pesquisa e disponibilização gratuita da produção científica. Com o objetivo central de promover o acesso, organização, disseminação e análise da produção científica de distintas áreas do conhecimento. O Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008.

http://www.spell.org.br/sobre/objetivos

 

Mecanismo Online para Referências – MORE

MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

http://novo.more.ufsc.br/inicio

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBCT) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior, dando maior visibilidade a produção científica nacional.

http://bdtd.ibict.br/

 

Biblioteca Digital Vérsila

A Biblioteca Digital Vérsila é considerada a maior concentradora de acervos abertos acadêmicos sediada no hemisfério sul. O objetivo da Biblioteca Digital Vérsila é oferecer em um único local, de maneira simples, independente, relevante e gratuita o melhor da produção acadêmica aberta, tornando-se assim um serviço à comunidade científica e referência internacional em biblioteconomia digital.

http://biblioteca.versila.com/

 

Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica - OASIS 

É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. A partir de uma única interface, é possível realizar buscas simultâneas em revistas científicas, repositórios institucionais, repositórios temáticos, bibliotecas digitais de teses e dissertações e outras fontes de informação de natureza científica e tecnológica ou academicamente orientada.

http://oasisbr.ibict.br/vufind/

 

SciELO LIVROS

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

http://books.scielo.org/

 

 

Os materiais culturais online podem ser ótimos apoios para quem deseja aprender mais sobre assuntos variados.

Confira a seguir 3 sites que disponibilizam conteúdos educativos gratuitos:

 

PROJECT GUTEMBERG 

Fundada em 1971, a Gutemberg é a mais antiga biblioteca digital, e foi criada a partir do esforço voluntário para disponibilizar obras culturais na internet. O site oferece mais de 49 mil livros disponíveis para download grátis, e você pode lê-los online ou baixar no seu computador. São diversas obras, disponíveis em formatos como EPUB e Kindle, por exemplo.

http://www.gutenberg.org/

 

WIKILIVROS 

A biblioteca colaborativa criada pelo Movimento Wikimedia disponibiliza livros, manuais, apostilas e outros textos que podem ser lidos e melhorados pelos usuários. A plataforma oferece 484 wikilivros, que estão divididos por ordem alfabética, abordando assuntos bem variados, desde jogos a filosofia e literatura.

https://pt.wikibooks.org

 

THE METROPOLITAN MUSEUM OF ART 

O site do MET é uma ótima fonte para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre arte: a página disponibiliza várias imagens de objetos artísticos, provindos de vários momentos da História e categorizadas conforme o artista e cultura, tipo de material usado, localização geográfica e período histórico.

http://www.metmuseum.org/art/collection

 

 

PS: Os links são conferidos periodicamente, mas eventualmente podem ser retirados ou ficar desatualizados.